A semana terminou com um gostinho especial para as participantes do Curso de Doces e Geleias, promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. Após cinco dias de aprendizado, criatividade e muita troca de experiências, a capacitação foi encerrada nesta sexta-feira (5), celebrando o empenho das mulheres que se dedicaram a transformar ingredientes simples em novas oportunidades de vida, afeto e renda.
Entre as alunas, a técnica de enfermagem Beatriz Carolina, de 56 anos, destacou o quanto o curso ampliou seus conhecimentos e despertou novas possibilidades. “Aprendi fórmulas e técnicas que eu nem imaginava. Não trabalho com doces para vender, fiz pensando na minha família, para aprender algo novo e até presentear alguém. Mas quem sabe o futuro? Pode virar uma renda. Sou muito grata a Deus e a todos que nos proporcionaram esse momento. É uma oportunidade importante, não só para quem já trabalha, mas para nós, no dia a dia, para adquirir mais conhecimento e cuidar de quem amamos”, destacou.
Durante o curso, que aconteceu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(SENAI), as participantes puderam experimentar novas receitas, explorar ingredientes e descobrir habilidades que, muitas vezes, permaneciam adormecidas. As aulas fortaleceram a autonomia das mulheres, estimularam a criatividade e mostraram como a culinária pode ser uma ponte para o empreendedorismo e para o fortalecimento dos laços familiares.
Com mais essa ação formativa, a Prefeitura de Petrolina reafirma seu compromisso com políticas públicas que promovem inclusão, aprendizado e desenvolvimento social. O Curso de Doces e Geleias demonstra que capacitar mulheres é também fortalecer comunidades inteiras, criando caminhos para novas perspectivas, renda e conquistas que ecoam muito além da cozinha.
Texto: Elaine Barbosa- Assessora de Comunicação da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome
