Previsão indica chuvas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h no município. Defesa Civil orienta população sobre contatos em caso de emergência.
O município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, registrou uma breve chuva nesta quarta-feira (21). De acordo com o aviso divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), existe possibilidade de chuvas até domingo (25) no município, com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes que podem variar entre 40 e 60 km/h.
O alerta do INMET aponta também a possibilidade de alagamentos pontuais, queda de galhos de árvores, raios e eventuais interrupções no fornecimento de energia.
A Defesa Civil de Petrolina informou que, em situações de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (87) 98134-1838, com o Centro Integrado de Comando e Controle da Guarda Civil Municipal pelo número 153, ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
O que diz a Apac?
A meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Aparecida Fernandes, explica que as chuvas no Sertão estão ocorrendo devido a um bosque ciclônico, associado à zona de convergência do Atlântico Sul. No entanto, a especialista destaca que, após alguns dias, a região deve enfrentar uma sequência de dias secos e quentes.”Todo o estado de Pernambuco já está com uma seca, sendo que essa seca é mais intensa no Sertão e parte do Agreste. As chuvas que devem ocorrer no período chuvoso não vão ser suficientes para alterar essas condições de seca, ou seja, reverter essa seca que já está acontecendo”, frisou a meteorologista.
Fonte: G1
