O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista ao jornal argentino ‘La Nación’, que a eleição de Dilma Rousseff em 2010 foi seu ‘julgamento’ e que o resultado na ocasião foi ‘extraordinário’ para ele. É uma rara referência do ex-presidente ao julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal). ”Já fui julgado. A eleição de Dilma foi um julgamento extraordinário. Um presidente com oito anos de mandato sair com 87% de aprovação [83%, segundo o Datafolha] é um tremendo julgamento e não me preocupo com nada”.
O jornalista havia perguntado se o caso provocava uma ‘autocrítica’ e se ele tinha medo de ser processado. Lula disse que não pode se manifestar sobre a ação penal porque um ex-presidente não deve opinar sobre o funcionamento do STF. ”Vamos esperar que termine e então poderei emitir opinião”.
O ex-presidente fez um ataque a seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Disse que FHC concorria com o colega argentino à época, Carlos Menem, para ver quem era ‘mais amigo’ do governo dos EUA.
Fonte: Magno Martins
Blog do Banana
