Eventos

IV Simpósio Social do São Francisco da FACAPE possibilitou o diálogo sobre questões ambientais

O Simpósio Social do São Francisco, que já acontece há quatro anos na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (AEVSF/FACAPE), tem como objetivo proporcionar à sociedade um ambiente de debates sobre questões ambientais e de sustentabilidade. Este ano, o tema foi “Sustentabilidade em Território Semiárido” e nos três dias de programação, foram apresentados diversos painéis temáticos.

Na abertura do evento, o tema discutido foi “Água – Conflitos e Desafios”, com professores da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), discutindo a atual situação da água no mundo. Ainda no primeiro dia, o segundo painel debateu sobre “Políticas Públicas no Território Semiárido”. A professora Edilene Barbosa Pinto, da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), discutiu a educação no território semiárido e o professor Pedro Carlos Gama falou de sua experiência com o tema e como profissional da Embrapa.

Entre os três dias de programação, alguns trabalhos com temas de sustentabilidade foram expostos na Facape. Foram apresentados, também, painéis sobre Educação, Energia, Resíduos sólidos e Economia Verde. Assuntos que foram discutidos, não só pelos profissionais presentes, mas também por alunos e professores que estiveram no SIMFACAPE.

Dentre painéis e discussões, o livro ‘Psicologia Jurídica: Ensaio Sobre a Violência’ também foi lançado para os presentes. A obra, organizada pelos professores Marcelo Ribeiro e Darlindo Ferreira, é apresentada ao público leitor em formato de ensaios que circundam à temática ‘violência’.

A iniciativa do Simpósio visa estimular o debate acadêmico e profissional sobre questões fundamentais e que envolvem diversos setores da sociedade. O meio-ambiente e questões referentes à sustentabilidade envolvem diversas áreas e é preciso saber lidar também com a realidade da região, desenvolvendo estratégias para a convivência com o semiárido. O Simpósio Social do São Francisco é promovido pela Facape e tem parceria de instituições públicas e privadas.

ASCOM/FACAPE

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *