E um dos grandes nomes do forró Pernambucano, o também filho da cidade de Exu, o cantor e sanfoneiro Zezinho do Exu, conversou com o blog sobre a festa em homenagem a Luiz Gonzaga, a terra natal e de como conheceu o rei do baião. O sanfoneiro afirma que sem Luiz Gonzaga Exu ‘só seria mais uma dessas cidades desconhecidas.
Zezinho do Exu começou a carreira com 5 anos. Fazia o som da sanfona com a boca e o pai, após perceber o desejo do menino, o pai comprou uma sanfona. Com 11 anos ganhou talvez o mais importante presente de sua vida: uma sanfona dada pelo próprio Luiz Gonzaga. Desde criança fazia festa tocando o autêntico forró e assim se tornou forrozeiro.
O primeiro contato de Zezinho com Gonzagão foi através de um amigo da família. Ele levou o ainda menino até o rei do baião. Gonzaga prometeu uma sanfona ao garoto e depois de um ano o presente foi entregue. Segundo Zezinho, o sonho do rei do baião era fazer o nome de Exu para outros lugares. “Seu Luiz era muito brincalhão. Ele queria muito ajudar a cidade”, conta.
“Ele é tudo aqui em Exu. A política, a riqueza, tudo o que nós temos em questão de desenvolvimento, não só em Exu, mas no Araripe, se chama Luiz Gonzaga”, explica. Foi com o baião que Luiz Gonzaga Conseguiu não apenas levar o nome de Exu para outros lugares, mas também de todo o povo nordestino.
Blog do Banana