O deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu, nesta terça-feira (06), uma audiência entre o Diretor do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia – Derba, Saulo Filinto, representantes de agricultores dos perímetros irrigados e representantes do transporte alternativo, da região de Juazeiro.
O objetivo foi apresentar a necessidade de reavaliar o sistema de pesagem na BA-210, trecho que liga Juazeiro à Curaçá. Os representantes reconhecem a importância da pesagem da carga dos transportes que trafegam a estrada, mas ressaltaram a dificuldade que enfrentam para o escoamento agrícola e pediram a reavaliação da balança, flexibilidade no peso da carga, respeito dos agentes que trabalham na balança, entre outras medidas. “Existem agricultores com mais de trinta multas e isso contribui para o atraso da agricultura do Estado”, ressaltou José Roberto, um dos representantes.
O parlamentar solicitou um prazo maior para que o Derba possa realizar medidas educativas e também analisar medidas que possam beneficiar a todos. “A comunidade que trafega com veículos pesados não estão habituados a este método e reclamam de prejuízos para o escoamento de suas produções. É importante políticas de conscientização e mais flexibilidade”, pontuou o deputado Roberto Carlos.
Saulo Filinto suspendeu o processo de pesagem, no período de 60 dias para analisar as reivindicações e buscar uma solução, em uma nova reunião, no prazo de 30 dias.
Fonte: Blog do Geraldo José
Blog do Banana