Por Ney Vital – Jornalista e Radialista
O bloqueio econômico, financeiro e comercial a Cuba, imposto pelos Estados Unidos é um dos mais longos que se tem notícia no mundo contemporâneo, além de ser considerado cruel.
No dia 7 de fevereiro deste ano, o bloqueio completou 51 anos, mais de meio século. Não vi, ouvi e assisti uma nota sobre o assunto nos meios de comunicação.
A Assembleia das Nações Unidas rejeita, reiteradamente, a política promovida pelos Estados Unidos contra Cuba e argumentam que não existem normas no direito internacional que justifiquem um embargo radical em tempo de paz, de globalização.
O mundo está globalizado. Os países passaram a se comunicar e a realizar negócios em uma frequência e grandeza nunca vistas antes pela humanidade. Cuba sofre por questões muito mais ideologicas e politicamente mesquinhas do que econômicas. Os Estados Unidos veem Cuba como um problema pessoal.
O bloqueio a Cuba é ideológico, geopolítico, insensato, cruel e injustificado. E aqui coloco minha solidariedade ao verdadeiro trabalhador cubano.
Opino que a cubana Yaoni Sánches sabe de todas estas realidades, porém tem todo o direito de fazer uma escolha. As questões cubanas são muito maiores e mais complexas do que as palavras encomendadas e direcionadas de Yaoni, que, visivelmente, esta atrelada aos patrões das três Américas.
Sou solidário a Cuba, afinal, “Esta noite tantas crianças vão dormir na rua. Nenhuma dessas é cubana. Em Cuba existe o direito a faculdade, não tem um menino menina fora da sala de aula. Em Cuba existe saúde para os mais pobres. O pão que falta é culpa da Política Opressora dos Estados Unidos. Não vejo, não escuto uma nota sequer sobre a falta de compromisso dos Estados Unidos com os menos favorecidos.
Sou Solidário aos trabalhadores e ao Povo de Cuba.
Blog do Banana
1 comentário
http://sphotos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/563215_10151298350258333_1183943821_n.jpg
LIBERDADE PARA CUBA
SEM EMBARGO
NEM DITADURA