Ministro Fernando Bezerra não está entre os preferidos da Presidente

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Em dois anos de mandato, a presidente Dilma Rousseff tem dado preferência aos ministros da área econômica e de infraestrutura. Os titulares da Fazenda, Guido Mantega, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, foram os mais recebidos pela presidente no Palácio do Planalto em audiências individuais. Em contrapartida, mesmo com os programas sociais sendo os carros-chefe de seu governo, os responsáveis pelas pastas estão entre os menos prestigiados em reuniões individuais. Levantamento feito pelo Correio mostra quem são os ocupantes do primeiro escalão da Esplanada mais e menos frequentes oficialmente no Planalto.

Nota nossa: o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra não consta na lista dos mais preferidos. Não é sequer citado na reportagem do Correio Braziliense.

Das 643 reuniões com ministros desde que assumiu, 75 delas foram marcadas com Guido Mantega. Logo atrás aparecem Miriam Belchior, Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Edison Lobão (Minas e Energia). Para o professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB) José Mathias-Pereira, essa preferência se deve ao número excessivo de pastas na Esplanada, o que acaba por criar ministros de primeira, de segunda e de terceira linhas. “O que ela faz é priorizar ministros de primeira linha: os que têm os ministérios mais importantes, as questões mais complexas em mãos e que administram grandes problemas”, explica.

Dois ministros figuram na lista dos que nunca foram recebidos pela presidente em audiências individuais presentes na agenda oficial. Um deles é o titular do Trabalho e Emprego, Brizola Neto (PDT. A outra ministra desprestigiada é Eleonora Menicucci, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, amiga de Dilma ainda do período da ditadura. A ministra assumiu o lugar de Iriny Lopes (PT-ES) — que havia deixado o posto para concorrer à prefeitura de Vitória.

O desprestígio mostrado no levantamento do Correio não significa, entretanto, que os ministros não tenham estado com Dilma nenhuma vez durante os dois anos de mandato dela. Foram levados em conta os nomes registrados na agenda da presidente.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário