Participação democrática. Estas foram as palavras de ordem que conduziram as falas dos representantes dos segmentos culturais da sociedade petrolinense na primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura, realizado na noite da última terça (12), no Centro de Convenções Nilo Coelho. Além dos membros da sociedade civil, participaram do encontro a Secretária de Cultura Esmelinda Ribeiro, como membro efetivo do Conselho, e mais dois representantes da Gestão Municipal, Alzyr Saader e Jailson Lopes.
A reunião serviu para alinhar as ideias entre o poder executivo e a classes artísticas da cidade, representadas pelos seus membros conselheiros. A secretária Esmelinda avaliou positivamente a primeira reunião do ano e enfatizou a sua disposição em colaborar com suas discussões coletivas em promoção da cultura petrolinense.
O presidente do Conselho de Cultura, Maércio José, reforçou a função do grupo como unidade consultiva, e sugeriu que os membros sejam sempre convocados para discutir as ações no âmbito cultural, bem como na construção de políticas públicas para o segmento. “Nós estamos diretamente ligados às bases. Nossas vozes legitimam os anseios e necessidades de todas as classes artísticas envolvidas”, argumentou Maércio.
O produtor cultural e conselheiro Chico Egídio destacou a necessidade de se estimular mais a promoção de editais culturais e convocatórias públicas para eventos no município. “Além de garantir uma participação mais democrática, agente acaba com esse ‘disse me disse’ entre a classe artística. Com esta responsabilidade compartilhada, se a Secretaria acertar, todos acertam. Se errar, todos erram juntos.”
Receptiva a todas as sugestões, Esmelinda Ribeiro reafirmou o seu compromisso com desenvolvimento da cultura e promoção dos artistas da região. “Infelizmente, trabalhamos com recursos muito limitados para os nossos desejos e necessidades. Mas estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance. Eu prevejo uma transformação no cenário cultural de Petrolina, não é curto, mas sim, a médio prazo”.
Adesão ao Plano Nacional de Cultura
Uma das boas notícias trazidas pela secretária Esmelinda ao Conselho é o empenho que o município está fazendo para aderir ao Plano Nacional de Cultura. Com esta proposta concretizada, a cidade vai receber grandes incentivos do Governo Federal e terá capacidade de executar projetos que requerem maior volume de recursos, como a construção de um grande teatro, tão almejado pelos petrolinenses. “Estamos lutando por isso e não vamos descansar enquanto não formalizarmos esta adesão”, reforçou a gestora da pasta de Cultura.
Secom PMP
Blog do Banana