Governo Municipal responsabilizará quem construiu obra do esgoto que está contaminando solo e o Rio São Francisco em Casa Nova

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1imagem

O diretor do SAAE em Casa Nova, Ciro Viana, revelou que o município está tomando providências para punir os responsáveis pelo projeto de esgotamento sanitário do conjunto Vila São Francisco, obra do Programa Minha Casa Mina Vida localizado na entrada do município. O esgoto das residências foi construído em sistemas de fossa, totalmente inadequado, sem tratamento que está contaminado terrenos vizinhos e roças que empregam moradores da cidade, além de poluir o rio São Francisco.

A obra é do Governo Federal e foi conduzida pela Caixa Econômica em parceria com a Prefeitura durante a gestão anterior. Ciro afirma que a gestão atual buscará responsabilizar os responsáveis por esse projeto para que se faça o concerto do sistema. Também vai cobrar punição por essa agressão ao meio ambiente e à saúde pública de Casa Nova.

“Esse esgotamento não pertence ao sistema do SAAE. Ele é uma agressão ao meio ambiente e vem trazendo prejuízos à população. Assumimos o SAAE em torno de 80 dias e é nítido e é notória a maneira como vinha sendo gerido o nosso município, com muita irresponsabilidade e colocando as pessoas em segundo lugar”, afirma Viana.

No conjunto habitacional se percebe alguns esgotos a céu aberto despejando em terrenos vinzinhos indo direto para o rio. ”Isso é um problema muito sério. A gente pegou o município com essa grande irresponsabilidade. Eu gostaria de esclarecer que esse projeto não é um sistema de esgotamento sanitário vinculado ao SAAE. Foi liberado pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal. São sistemas de fossas individuais em residências. O problema deve ter sido na execução da obra ou do projeto, mas a gente já está ciente disso”, atestou o diretor.

As providências partirão da secretaria de Meio Ambiente do município que vai cobrar explicações da CEF. “Vamos fazer a solicitação para a CEF  que ela também se responsabilize, não só o gestor anterior, mas a Caixa também porque foi quem executou o projeto; quem autorizou o projeto, o que um absurdo”, dispara Crio Viana.

Ciro ressalta que governar com clareza é o mote principal da gestão atual que recebeu o município todo desconectado, sem planejamento e com grandes irresponsabilidades. ”A ordem do prefeito é essa, de responsabilizar quem teve culpa dentro do projeto. O que não pode é o esgoto continuar sendo jogado de uma maneira irresponsável. A diretriz da nossa gestão liderada pelo prefeito Wilson Cota é colocar as pessoas em primeiro lugar e responsabilizar os culpados por essas e outras grandes irresponsabilidade cometidas no passado”, alertou o diretor do SAAE de Casa Nova, Ciro Viana.

Blog do Banana

Related Posts

2 comentários

sempre limpo 24 de março de 2013 - 13:09

O maior culpado deste descaso é do ex- prefeito ORLANDO XAVIER, pois para o mesmo foi feita varias denuncias ,e o mesmo nunca tomou atidude alguma.SERA QUE FOI POR CAUSA DAS TERRAS QUE O MESMO COMPROU E REVENDEU PARA A FIRMA EXECULTORA DO PROJETO,OU SERÁ PELOS BENEFICIOS QUE O EX- PREFEITO TINHA DA DONA DA FIRMA .tomara que o atul gestor mais o diretor do saae puna os culpadosou seja puna: ORLANDO XAVIER, A DONA DA FIRMA EA CAIXA ECONOMICA FEDERAL ,pois anatureza agradece e o povo que passa na br pois o mau cheiro esta a céu aberto.

Responder
carlos santos 24 de março de 2013 - 11:16

Esse cartão de visita de Casa Nova é uma Vergonha. Até agora o Ministério Publico não fez nada, apesar da denuncia apresentada em janeiro/13. Pode ser que agora com essa denuncia no blog do Bana a opinião publica e a imprensa pressionem para que esse crime ambiental seja apurado e interrompido.
A presidente Dilma com certeza vai ter um ataque quando souber que o esgoto do seu “Programa Minha Casa Minha Vida” em Casa Nova esta sendo lançado a céu aberto e que só não atingiu parte do lago de Sobradinho porque foi feita uma barragem para conter o esgoto. Mas a propriedade do outro lado da rodovia esta comprometida.
Que se apure e que os responsáveis sejam devidamente punidos para o crime cometido. É o que esperamos da Presidente Dilma e do Ministério Público.

Responder

Deixe um comentário