Um novo balanço divulgado no final da noite de sexta-feira (17) pela Prefeitura do Recife (PE) apontou 43 deslizamentos de barreira, dois desabamentos parciais de casa, 122 pontos de alagamento e um desabamento de muro após o forte temporal que atingiu a cidade no início do dia. Duas pessoas tiveram ferimentos leves.
Segundo a Defesa Civil, duas famílias foram encaminhadas para um abrigo da prefeitura, outras oito foram levadas para casas de parentes.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Nilton Mota, prometeu executar obras nos 32 principais pontos de alagamento da cidade. A previsão é que os serviços sejam iniciados em 30 dias.
De acordo com ele, será feita a implantação e a substituição de redes e tubulação, construção de caixas de passagem e reservatórios para contenção de águas. As primeiras intervenções acontecerão nas avenidas Boa Viagem, Recife e Norte além da rua Santos Araújo, em Afogados.
Em apenas nove horas choveu cerca de 142,6 mm o que representa quase a metade do previsto para todo o mês de maio. Apesar da chuva no litoral, não houve precipitações significativa no Agreste e no Sertão, regiões atingidas pela seca.
A chuva intensa aliada à maré alta provocou o transbordamento de canais e o alagamento de ruas e estações de metrô
em Recife. Nas redes sociais, internautas relatam que ladrões estão aproveitando os congestionamentos para fazer arrastões. A Polícia Militar informou não ter recebido nenhuma queixa. (Folha de S. Paulo)
Blog do Banana