Ricardo Banana

Assembleia decidirá rumo dos aeroportuários

Sem títuloOs funcionários da Infraero responsáveis pelas operações de solo nos aeroportos do País entraram em greve a partir desta quarta-feira (31). No Aeroporto dos Guararapes, em Pernambuco, trabalhadores da categoria fizeram protesto nesta manhã e interditaram uma das vias de embarque, mas segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, a manifestação não causou filas ou transtornos aos passageiros.

De acordo com o delegado do Sindicato Nacional de Aeroportuários (Sina) em Pernambuco, Renato Antunes Correa, a intenção inicial do protesto não é causar transtornos. “Mas se não houver acordo nas negociações, vamos parar tudo, e isso vai, sim, trazer problemas na movimentação dos aeroportos”, disse Antunes, que completa “Não é só uma questão salarial”. Segundo informações do Sina, a paralisação é por tempo indeterminado e atinge pelo menos 70% dos cerca de 13 mil funcionários.

A categoria em Pernambuco se reúne hoje às 14h30, em assembleia geral, para definir se o movimento, que acontece ainda em outros 61 aeroportos do país, irá permanecer. O encontro será na sede do sindicato, no edifício garagem do Aeroporto Internacional do Recife, na Imbiribeira. De acordo com o sindicato, somente no estado, pelo menos 90% dos mais de 680 trabalhadores lidados à instituição devem aderiram ao movimento. No entanto, pelo menos 30% retornarão ao trabalho para garantir a legalidade da greve.

A reivindicação dos trabalhadores aeroportuários, que atuam na operação, segurança, navegação aérea, manutenção e carga aérea, é por um acordo coletivo, com ganho real nos salários, um reajuste de 16%, garantia de benefícios adquiridos em 25 anos de atuação do sindicato.

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *