Os profissionais do Hospital Regional de Juazeiro e Hospital Dom Malan, geridos pelo IMIP, estão participando do curso de Capacitação em Cuidados Paliativos, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com Hospital Samaritano (São Paulo) e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES). A turma, formada por 150 profissionais de diversos municípios pernambucanos que atuam na rede de atenção básica, domiciliar, hospitais e serviços de referência na área, foi a primeira do País a receber o curso que formará apenas três turmas em todo o Brasil.
De acordo com a técnica do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Alyne Melo, o curso à distância, financiado pelo órgão federal e com duração de dez meses, tem como foco qualificar os profissionais a fim de se construir uma rede de cuidados em atenção paliativa.
Uma das alunas do curso, a enfermeira Raísa Meireles, acredita que a capacitação proporcionará aos usuários da instituição uma assistência ainda mais qualificada. “O Curso de Cuidados Paliativos é imprescindível para acrescentar conhecimentos específicos para esses pacientes com doenças que chamamos limitadoras da vida. No curso temos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos, que garantirão cuidados apropriados aos pacientes”.
Segundo o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRJ, José Antônio Bandeira, o curso é um importante instrumento de atualização profissional. “Como Hospital de referência, buscamos aperfeiçoar cada vez mais os profissionais que atuam aqui e temos como condição essencial capacitar permanentemente os nossos funcionários”, pontuou.
Ascom
Blog do Banana