Cidades

Prefeito e vice entregam Programa de Saúde que vai beneficiar mais de 600 famílias

imageEm mais uma ação direcionada para saúde pública de Salgueiro, o prefeito Marcones Libório de Sá e o vice Luiz Carlos de Souza, oficializaram ontem a abertura do Programa de Saúde da Família – Oeste (Vilas Produtivas do Uri e Negreiros), durante solenidade na Vila Produtiva Rural do Uri que contou com a presença de representantes do governo do Estado, vereadores, equipe da Prefeitura e comunidade beneficiada com o serviço. O Programa vai funcionar de forma itinerante, contando com um cronograma que irá definir os dias que a equipe estará no postos de Saúde Francisco Vicente(In Memorian), na área do Uri, e Hermínia Francisca da Conceição (In Memorian), em Negreiros.

Na ocasião, a presidente da Associação de Moradores do Uri, Valdirene Bernardino, e a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ana Maria de Jesus fizeram leitura da biografia de Chico Vicente e de Hermínia, que deram nome as unidades de saúde. Bisneto de Chico Vicente, o jovem Cleber Freitas, leu um poema sobre a vida do homenageado. Em seguida, a presidente da Associação de Moradores de Negreiros, Maria Auxiliadora de Vasconcelos (Cila), falou da importância do serviço para as comunidades e agradeceu ao prefeito pela ação.

“Em nome de todos posso dizer que o prefeito Dr. Marcones agora realizou nosso sonho tão esperado. É muito bom ver Salgueiro sempre registrando passos maiores no progresso da cidade. Hoje é um dia de muito orgulho na comunidade.A cada dia que passa vemos que essa gestão trabalha pelo município e pela coletividade”, disse Cila. De acordo com a secretária de Saúde, Socorro Barbosa, a estratégia Saúde da Família vai desenvolver ações de promoção, prevenção como também de tratamento, cuidando das pessoas de forma integral.

A área que o PSF vai abranger é composta por 642 famílias que serão contempladas com os diversos programas e exames a exemplo de hiperdia, puericultura, preventivo, planejamento reprodutivo, pré-natal, tratamento odontológico (que se inicia no mês de setembro), consultas médicas\enfermagem, vacinação e visitas domiciliares de profissionais das diversas especialidades.

Em seu discurso, o prefeito Marcones Sá, fez referência aos homenageados Chico Vicente e Hermínia, e falou da importância do momento. “Estamos inaugurando uma unidade de saúde da família e não o prédio, com a entrega da 15º unidade do Programa de Saúde da Família que não beneficia várias comunidades espalhadas na região, aliás, está se dando o direito que a população tem”, disse o prefeito.

Segundo o gestor, o momento é de dificuldade por conta da queda de receitas, mas é preciso mostrar capacidade e competência junto com o povo de maneira transparente no sentido de avançar mais ainda. “Nesse sentido, tem-se que priorizar o planejamento. É esse compromisso que a gente tem de dentro dessa dificuldade criar as condições. A saúde precisa avançar na qualidade e é na atenção básica que a gente resolve 80% dos problemas. Se a gente fizer isso com qualidade, vai resolver a grande maioria dos problemas do povo”, argumentou.

Ascom PMS

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *