Um dos lugares que mais merecem atenção e cuidado numa cidade são as praças, lugar de encontros, do bate-papo, de reunião das famílias e na maioria das vezes, o único espaço de lazer para a população em muitos municípios. No bairro Piranga, um dos mais tradicionais de Juazeiro-BA, existem dois registros dessa falta de política pública de conservação das praças da cidade: as Praças Augustinho Muniz e Américo Tanuri.
A Praça Augustinho Muniz, por exemplo, tem historia na cidade, mas nem parece tamanha a falta de cuidado registrado no local. Sujeira, mato, brinquedos quebrados e nem o casal real do cangaço escapou: a Maria Bonita ficou, mas o Lampião ninguém sabe onde foi parar.
O estudante de jornalismo, Iehoshua Yahueh, lamenta a situação em que se encontra esse que era pra se um dos espaços mais bem cuidados da cidade, não só pelo valor histórico, como é o caso da Augustinho Muniz, mas pelo valor emocional que as praças geralmente representam para os moradores.
“A gente espera que esses representantes do povo deem uma atenção maior para este espaço, pois aqui a praça está abandonada. Em algum momento a gente chegou até a chamar essa praça como Praça do Chafariz, que nem existe mais. Era um lugar bonito, arrumado, com parque que era para as crianças estarem brincando, mas como não existe mais parque, elas ficam subindo nos canteiros, se arriscando. Realmente falta interesse. Nem os funcionários da Prefeitura vem mais por aqui para fazer a manutenção. Quem faz são algumas pessoas que moram no entorno da praça”, relatou o estudante e morador do bairro.
O mesmo relato do esquecimento total das praças do bairro Piranga vem do comerciante Roberto Francisco que possui um barzinho na frente da Praça Américo Tanuri há 13 anos e segundo ele, nunca viu nenhuma reforma na área.
“Acho que a última reforma dessa Praça foi feita na época do governo do ex-prefeito Jorge Khoury, pra ver como faz tempo”, lamentou o comerciante. Se fizer as contas, Seu Roberto verá que são mais de 20 anos que a Praça Américo Tanuri aguarda melhorias dos governantes municipais. Muito tempo realmente.
Uma quadra construída na estrutura da Praça Américo Tanuri, também está merecendo um olhar atento da Prefeitura. Uma pintura pelo menos, já seria bem vinda.
Blog do Banana
