Agricultura

Polinização de abelhas na produtividade do melão

imagem1Abelhas melhoram produção do meloeiro

Cultivos de melão quando bem polinizados por abelhas não apenas são mais produtivos como apresentam frutos de melhor qualidade. Portanto, o manejo desses insetos nas áreas de plantio é fundamental para tornar mais competitivo o negócio agrícola dessa cultura que é uma das mais exportadas pelo Brasil. Estas são algumas das conclusões de estudo realizado por pesquisadores e professores de Unidades da Embrapa, de universidades federais e estaduais, nos principais pólos de produção nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.

O Programa Dia de Campo na TV que vai ao ar na próxima sexta-feira (11/10), sobre Polinização de abelhas na produtividade do melão traz os principais resultados desse estudo com indicações das melhores práticas para tornar mais eficiente os serviços ambientais prestados pelas abelhas com e sem ferrão. Os profissionais envolvidos neste trabalho integram a Rede de Pesquisa de Polinizadores do Melão (Repmel).

Naturalmente, cabe às abelhas o papel quase que exclusivo de polinizar as flores do meloeiro que evoluem para se transformar em frutos. Quando a presença desses insetos está em quantidade adequada ao tamanho da área cultivada, o agricultor pode ter certeza de uma boa produção. Contudo, quando a polinização é deficiente, a colheita chega a ser cinquenta por cento menor.

E isto tem acontecido com freqüência, principalmente por causa do emprego intensivo de insumos químicos para controle de pragas e doenças nos horários de maior freqüência das abelhas no meloeiro. O odor e os altos níveis de toxidade dos insumos não apenas afastam, como chegam a matar as abelhas durante suas visitas para coleta de néctar e pólen nas flores das plantas.

A criação de abelhas é uma das poucas atividades agropecuárias que atende aos três requisitos da sustentabilidade: o econômico, o social e o ecológico e aumenta a renda agrícola para o apicultor/meliponicultor, ocupa mão-de-obra familiar ou contratada e contribui para a preservação da flora nativa. Além disso, incentiva o uso de boas práticas agrícolas, mantém o equilíbrio e a diversidade do ecossistema agrícola, como também promove o uso sustentável dos recursos naturais, qualidade ambiental, bem-estar animal e saúde humana.

Em 2012, o melão foi o fruto mais exportado pelo Brasil. O país comercializou para mercados como os da Espanha, Holanda e Inglaterra, cerca de 180 mil toneladas. A cadeia produtiva dessa cultura, movimenta muitos negócios entre pequenos produtores. No submédio do vale do rio São Francisco, onde predomina o cultivo em pequenas áreas e os frutos são comercializados no mercado interno, os polinizadores se tornam mais um fator de boa produtividade. Naturalmente, as abelhas costumam ser frequentadoras assíduas nos plantios de melão, e são importantes para colher frutos em quantidade e qualidade.

O Dia de Campo na TV sobre Polinização de abelhas na produtividade do melão foi produzido pela Embrapa Semiárido (Petrolina/PE) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Serviço

Este programa vai ao ar na sexta-feira, 11 de outubro, pelo Canal Rural (Net/Sky), a partir das 9h. No domingo, 13 de outubro, às 7h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise às 17h.

Saiba mais sobre o Dia de Campo na TV: http://www.embrapa.br/diacampo

Videoteca Embrapa:  http://www.youtube.com/user/VideotecaEmbrapa

 

Mais informações:

Embrapa Semiárido

www.cpatsa.embrapa.br

Marcelino Ribeiro – jornalista (nº registro ????)

Fernanda Birolo – jornalista (nº registro ?????)

Marcelino.ribeiro@embrapa.br

fernanda.birolo@embrapa.br

(87) 3866 3734

Embrapa Informação Tecnológica

http://www.embrapa.br/diacampo

Maria Luiza Brochado – jornalista (DRT-DF 763 0574)

maria-luiza.brochado@embrapa.br

(61) 3449 4807

Embrapa Semiárido

BR 428, Km 152, Zona Rural – Caixa Postal 23

Petrolina, PE – Brasil – CEP 56302-970

Fone: (87) 3866-3600 – Fax: (87) 3866-3815

CNPJ: 00.348.003/0041-08 – Insc. Est.: 0064651-29

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *