Alunos da Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro, situada no KM 25, participaram de uma visita a monumentos históricos da cidade durante a manhã desta quinta-feira (24). Cerca de 40 estudantes do 9º ano puderam conferir de perto os pontos turísticos da cidade, além de conhecer os espaços educativos e gastronômicos.
A visita faz parte do projeto “De mãos dadas com o interior”, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo proporcionar aos estudantes que estão matriculados no 9º ano, uma viagem por Petrolina. Envolvendo todas as disciplinas, e sob a coordenação da professora Francisca Bezerra Morais, os alunos tiveram durante a manhã, informações sobre a construção da Catedral e da Igreja Matriz, visitaram o Museu do Sertão, tiveram contato com as esculturas da Oficina do Artesão, além de conhecer as ruas e o casario da época colonial na Petrolina Antiga. “Esse projeto vem a colaborar para a divulgação da arte local e seus monumentos, sendo uma importante ferramenta para que os alunos vivenciem a beleza da cidade ribeirinha, como também uma forma de aprendizagem sobre os saberes da nossa terra”, avalia a professora Francisca.
Eles vieram acompanhados de outros professores e, durante o percurso histórico, os estudantes tiraram dúvidas sobre os monumentos, personalidades, escritores e ainda conheceram a Prefeitura Municipal e o atual espaço da Secretaria de Educação, em que puderam observar a dinâmica de trabalho dos técnicos e coordenadores.
Em um segundo momento, os estudantes foram levados ao Zoológico no 72º BI Motorizado, onde apreciaram animais da fauna da Caatinga, maior contato com o ecossistema. Além de saberem um pouco mais sobre a preservação das espécies ameaçadas, as questões de educação ambiental e diversidade biológica, a turma também acompanhou de perto o centro gastronômico Bodódromo, localizado no bairro Areia Branca.
Para a aluna Mariana Marta de Amorim, uma das estudantes presentes à visita, disse se surpreender com as pinturas que estavam expostas no Museu do Sertão. “Foi bom perceber que os artistas da região produziram obras de arte tão belas”. Já a aluna Jaiane Ferreira, disse que não conhecia todos os monumentos, mas o que a impressiona é a Catedral e o túmulo de D. Malam. “Irei divulgar a experiência com meus colegas, vamos produzir textos para o jornalzinho da nossa Escola”, comenta.
Texto e foto: secretaria de Educação
Blog do Banana