Biblioteca Cid Carvalho disponibiliza um acervo de 30 mil livros para leituras e pesquisas

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemCerca de trezentos leitores frequentam diariamente as instalações da Biblioteca Pública Municipal Cid Carvalho, em Petrolina. Dentre os grupos de leitura, estudantes são a maioria. “Alunos de várias instituições de ensino fundamental e superior nos procuram para dar encaminhamento às suas pesquisas. Aqui eles encontram todo um acervo voltado para diversas áreas do conhecimento como Química, Biologia, Letras, História, dentre outros”, salienta a gestora da Biblioteca, Josineide Gomes.

Ao todo 30 mil livros estão à disposição dos visitantes. O material encontra-se dividido em classes de acordo com o sistema padrão seguido por outras bibliotecas do país. O acervo é alimentado através de doações e qualquer cidadão pode contribuir. “Para doar livros, os interessados devem se dirigir até a recepção da Biblioteca Cid Carvalho. Após a entrega do material, a nossa equipe irá fazer uma triagem e fazer o destino correto do livro a partir do sistema de biblioteconomia padrão”, frisa Josineide.

Os leitores que quiserem estender suas pesquisas para além das instalações da Biblioteca, podem realizar a locação de livros gratuitamente. Para isso, a gestora orienta que os visitantes façam um cadastro de identificação. “Para a realização do cadastro é necessário ter em mãos CPF, RG, Comprovante de Residência e uma foto 3X4. O leitor terá sete dias para devolver o livro. Após este prazo, caso precise de mais tempo, é feita a renovação do material. Se o leitor não devolver dentro do prazo será emitida uma multa de R$ 0,50 por dia e por livro. Esse valor é utilizado na manutenção da Biblioteca”, explica.

Com o intuito de ampliar as opções de pesquisa e leitura na Biblioteca Cid Carvalho, bem como resgatar a memória histórica da cidade, alguns projetos já estão sendo elaborados pelo governo municipal, a exemplo da digitalização dos acervos históricos. ” É importante zelar pela nossa biblioteca, por que além de fonte de informação, ela é a fonte da nossa História. Há histórias e escritores de uma Petrolina que passou e devemos preservar. No futuro próximo ampliaremos a Biblioteca com a implantação de um laboratório de informática. Estamos trabalhando também na implantação do arquivo público, e já iniciamos a digitalização dos acervos históricos de nossa cidade. Em breve, estará também disponível para visitação e pesquisa”, ressalta o secretário de Turismo e Cultura de Petrolina, Iuric Pires.

A Biblioteca Cid Carvalho carrega uma história de mais de meio século de existência em Petrolina. O prédio está localizado na Avenida Tancredo Neves, S/N. De segunda a sexta-feira funciona das 8h às 22h. Nos finais de semana o horário é diferenciado: aos sábados de 8h às 18h, e aos domingos de 8h às 13h.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário