Em comemoração ao “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, que aconteceu hoje (02), pais de crianças com a síndrome realizaram uma caminhada que teve saída na Praça do Galo e seguiu até a sede da Prefeitura de Petrolina. A mobilização contou com o apoio da prefeitura através das Secretarias Municipais de Educação e Acessibilidade, da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transportes Coletivos (EPTTC) e da Escola Municipal Professora Maroquinha que encabeçou a ação junto com os pais.
Os participantes da caminhada vestiram camisas com a cor azul, que simboliza o autismo por ser mais frequente nos meninos, e transmitiram informações sobre a síndrome propagadas através da Frevuca. “Eu, como mãe, decidi com outros pais com filhos autistas nos mobilizar para poder levar o conhecimento do autismo para quem não conhece”, afirmou a idealizadora da caminhada, Adriana Ribeiro, que tem um filho de quatro anos de idade autista.
Estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros tenham a síndrome, no Vale do São Francisco, de acordo com Adriana Ribeiro, são mais de 4 mil pessoas com autismo. “Este movimento é importante por ser liderado pelas famílias das pessoas autistas de Petrolina. Essas pessoas pretendem criar uma associação de pais e amigos da pessoa autista. Portanto, a síndrome do autismo precisa ser divulgada, precisa ser apresentada à população”, explicou o secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição.
O município de Petrolina destaca-se no estado de Pernambuco por ter a política de atendimento educacional especializado com uma equipe de 100 profissionais capacitados. “Atualmente, Petrolina tem mais de 600 alunos com alguma deficiência matriculados na rede municipal de ensino. Essa grande procura deve-se aos resultados já alcançados, sobretudo, de socialização, de apoio à família, de estar junto nesse processo de desenvolvimento da criança”, explicou a secretária de Educação, Célia Regina de Carvalho.
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por lesar e diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e linguístico. O tratamento do autismo vai depender da gravidade do déficit social, de linguagem e comportamental que o indivíduo se encontra.
Texto: Cíntia Sacramento
Foto: Marcizo Ventura
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