Na manhã desta quarta-feira, 27, os pacientes do Centro de Oncologia Dr. Muccini (CEONCO) da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e a Infância (APAMI) participaram de um café da manhã especial em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado nesta data.
Durante o evento, o diretor-presidente da APAMI, Augusto de Souza Coelho ressaltou a importância da luta exercida diariamente contra os vários tipos de câncer e de como são saudáveis as ocasiões de interação entre pacientes e a equipe multiprofissional da Instituição. “Hoje a equipe preparou para nossos pacientes um momento de descontração, desviando a atenção da doença em si para um momento mais agradável”, afirmou o diretor-presidente.
Para Eva Amorim, mãe de Érica Viviane, 3 anos, que há cinco meses está fazendo tratamento quimioterápico contra leucemia, não só o café da manhã como todo o atendimento recebido no CEONCO é muito especial e importante, visto que todo procedimento é gratuito e os profissionais são muito dedicados. “Para nós que somos mães é difícil ver nosso filho com esse problema de saúde, mas tendo o apoio que recebemos aqui é, com certeza, muito bom porque temos a esperança de alcançar a cura”, disse Eva.
Sobre Dia Nacional de Combate ao Câncer
Em 1988 a data foi instituída com o intuito de para levar à população mais conhecimento sobre o tratamento e, principalmente, a prevenção dos vários tipos da doença.
A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para “evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”. (Fonte: INCA)
ASCOM
Blog do Banana