O Governo de Curaçá, por meio da Equipe Volante 1 do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), está realizando esse mês uma série de palestras a respeito de drogas, pelo Município. O objetivo é debater junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino as consequências do uso de substâncias tóxicas viciantes, como a maconha e a cocaína. A palestra já foi ministrada nas localidades de Mundo Novo, Poço de Fora e São Bento, mais recente.
Na terça-feira (26), os beneficiados foram os alunos da Escola Liberato Félix Martins, do Povoado de São Bento. Além de assistirem à palestra, os estudantes também participaram de dinâmicas de grupo. “Nosso desejo é realizar um trabalho de prevenção, com a participação de cada um deles. É importante a gente gerar uma consciência preventiva, abordando os tipos de drogas e as consequências danosas do uso”, comentou a Psicóloga da equipe volante, Maria José Aroucha.
A Psicóloga ressaltou ainda quais são as formas de atuação do CRAS Volante. “Atuamos na área de sequeiro, naquelas comunidades que geralmente são mais distantes da Sede do Município. Nós mapeamos essas localidades e fazemos o atendimento psicossocial de jovens e adultos, encaminhando-os aos programas sociais, como Bolsa Família ou tirando a carteirinha do idoso, por exemplo. Atuamos também junto ao Conselho Tutelar e trabalhamos para que não haja a violação de direitos da criança. Temos ainda a área de assistência social, com a Assistente Kiara Alves. Os resultados têm sido excelentes e todos comentam que em outras gestões não havia esses atendimentos”, completou.
De acordo com informações do CRAS, as próximas localidades a serem beneficiadas com palestra sobre drogas serão: Patamuté e Fazenda Brandão (em Poço de Fora). (Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá)