Fortalecer a socialização junto aos trabalhadores e conselheiros municipais de assistência social, dos serviços, programas e projetos que fazem parte da rede municipal de assistência social, norteados e pautados pelos princípios da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi um dos motes o 1º Encontro Municipal da Rede Socioassistencial, realizado na última quinta-feira (13) pela Prefeitura de Salgueiro, através da secretaria de Desenvolvimento Social. Ao som de frevo, os participantes foram recepcionados antes da abertura do evento que contou com as participações do prefeito Marcones Libório de Sá, da secretária de Desenvolvimento Social, Eliane Alves, e de todo os profissionais que conduzem os programas sociais no município.
Em sua explanação, o prefeito Marcones Libório de Sá ressaltou que o momento era comemorativo por entender que nas mãos de cada um dos agentes sociais que trabalham no universo da política social, há uma responsabilidade que se torna mais forte no governo. “Todos dizem que a política mais importante é a educação que é continuada e vai construindo um processo fundamental para a cidadania. A política da saúde é outra excepcional. Mas a do dia a dia é da assistência social que representa a política dos conflitos das negações e a exclusão da desagregação familiar” comparou.
De acordo com o prefeito, nas mãos dos profissionais do setor termina caindo a responsabilidade de se fazer a correção da sociedade e que não é tão simples. “Não há uma maneira mágica, mas uma questão muito importante é desconstruir na cabeça da sociedade a prática do assistencialismo e mudar a concepção de que a ajuda que sai dessa secretaria não é ajuda e sim direito”, observou o gestor. O caminho, segundo ele, tem de ser construindo dentro da sustentabilidade pois “a visão que vem sendo implantada em Salgueiro é entendida por uns e outros querem desconstruir”.
“A política brasileira precisa crescer muito, porque é muito mais fácil tentar confundir do que educar. Temos uma série de ações que nos agregam principalmente sabendo que as desigualdades de grande parte da população deixa a juventude na vulnerabilidade e isso leva os jovens às drogas. Nenhum município de Pernambuco tem a regularidade que Salgueiro tem”, completou o prefeito.
Durante o encontro, foi feita uma explanação sobre os serviços desenvolvidos pelos programas, as ações do Conselho Municipal e da Rede Socioassistencial do município, destacando o papel de cada um, público alvo, equipes e serviços conduzidos na intersetorialidade. Na ocasião, também foram pontuados o papel de cada setor que forma o organograma da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Na parte da tarde as apresentações foram dedicadas aos grupos Conviver dos bairros Santa Margarida, Cohab e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ao Lar São Vicente de Paula, Casa Ana Ataíde, Proac\Ciranda da Criança, Casa de Passagem – Abrigo Israel, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação de Mulheres de Salgueiro (AMUSA).
Ascom
Blog do Banana