Petrolina, segundo o índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado para acompanhar a evolução dos 5.565 municípios brasileiros, está entre as 10 cidades que apresentaram grau de desenvolvimento moderado, O estado não apresenta cidades nos extremos do índice, com níveis de desenvolvimento baixo ou alto. Melhor ainda, a pesquisa revela, na sua 6ª edição, que apenas três cidades apresentaram crescimento nas três variáveis (Educação, Saúde e Emprego e Renda) e Petrolina é uma delas acompanhada por Timbaúba, e Lagoa do Itaenga. Além disso, observa-se que todos elas registraram crescimento no IFDM/Educação, na comparação com o ano anterior.
O IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.
Os resultados obtidos têm base em informações oficiais dos ministérios da Educação, Saúde, Trabalho e Emprego. Nesta edição foram utilizados os dados de 2011, o que permite a comparação do desenvolvimento dos municípios com o ano de 2010 – último ano da primeira década do século XXI. A metodologia foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo, com base em padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados.
Ascom PMP
Blog do Banana