Sempre atento as demandas do Sertão pernambucano, o deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, se comprometeu nesta segunda-feira, dia 9, a intermediar uma solução para que os assentamentos da reforma agrária da região de Petrolândia e de outras áreas do Sertão pernambucano, possam ter água encanada em suas residências. Segundo relatos dos assentados, recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), foram repassados há cerca de três anos para o governo do estado executar as intervenções e levar água às torneiras das famílias, mas nada foi feito ainda.
“Vou apresentar um requerimento e marcar uma audiência com o secretário Aldo Santos para saber o que está acontecendo. Vamos buscar resolver esse impasse”, disse Odacy. O assunto foi um dos temas tratados em reunião ocorrida nesta segunda entre os representantes dos assentamentos e o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba (Codevasf), João Bosco Lacerda de Alencar e que contou com a presença do deputado.
“Esperamos que com a intermediação dos parlamentares que representam a região, possamos avançar e viabilizar a chegada da água para essas famílias que estão sofrendo sem as obras de abastecimento”, destacou João Bosco Lacerda. Conforme líderes dos assentados em área de Petrolândia, tem família que mora há 14 metros do rio e depende de carro pipa para poder ter água em casa. Eles querem uma solução urgente.
“Se o deputado quiser, a gente forma uma comissão e vai junto nesse encontro com o secretário em Recife”, completou Neguinho do MST, um dos líderes do momento na região.
O encontro ente os representantes dos assentamentos localizados em municípios sertanejos e o gestor da Codevasf no estado é o terceiro já realizado num calendário mensal de reuniões definido pelo próprio João Bosco Lacerda junto com as lideranças dos assentados. As reuniões servem para discutir e buscar soluções dos problemas em áreas assentadas situadas nas 69 cidades atendidas pelo órgão em Pernambuco por meio da 3ª Superintendência Regional em Petrolina.
Ascom
Blog do Banana