Comemoração

Presidente da Seção Sindical do Sinpaf fala da importância da Codevasf nos 40 anos de atuação da empresa no vale do São Francisco

imagemPara o presidente da Seção Sindical do Sinpaf/3ª SR da Codevasf em Petrolina, Paulo José, a história da instituição está associada à importância do rio São Francisco no âmbito do crescimento social e econômico brasileiro. Nesta quarta-feira, 16, a instituição celebra seus 40 anos com homenagens a partir das 8h, no pátio de entrada do órgão.

Num breve histórico sobre o órgão, Paulinho conta que os constituintes de 1946, reconhecendo a importância do Velho Chico para o desenvolvimento integrado, inseriram no Ato das Disposições Transitórias o artigo 29, que determinou a execução de um plano de aproveitamento das possibilidades econômicas da bacia hidrográfica, num prazo de 20 anos destinando-se quantia anual não inferior a 1% da renda tributária da União.

Em decorrência, nasceu a Comissão do Vale do São Francisco – CVSF, criada pela Lei nº 541 de 15 de dezembro de 1948, que atuou durante os 20 anos estabelecidos pela Constituição. Para sucedê-la, foi criado, em 28 de fevereiro de 1967, pelo Decreto-Lei nº 292, a Superintendência do Vale do São Francisco – SUVALE, autarquia vinculada ao então Ministério do Interior.

Em 16 de julho de 1974, para suceder a SUVALE, foi instituído pela Lei nº 6.088 a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da região utilizando os recursos hídricos com ênfase na irrigação.

“Ninguém nega a importância da Codevasf hoje em dia para os 69 municípios da área de atuação. A instituição muitas vezes tem mais ações que o próprio estado em muitos municípios, como as obras de saneamento que quando executadas, permitem que a cada R$ 1,00 investido o governo economize R$ 4,00 na saúde da população”, avaliou o presidente Paulo José.

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *