O procedimento de vacinação é uma ação bastante importante para a saúde pública, pois opera na redução da mortalidade, controle de doenças e proliferação de epidemias. No Brasil, existe um Calendário Básico de Vacinação que é formulado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS).
Segundo a pediatra e coordenadora da Emergência Infantil do Hospital Dom Malan/IMIP, Helen Brandão, em 2014, o Ministério da Saúde incluiu as vacinas contra varicela (catapora) e contra o vírus do Papiloma Humano (HPV) para adolescentes de 11 a 13 anos, além disso irá lançar também a vacina contra a Hepatite A para todas as crianças de 1 a 2 anos. “A vacina é a forma mais fácil e eficaz de proteção de uma doença e pode ser encontrada nos postos de saúde da rede pública”, explica.
A médica pontua que os pais devem manter em dia a caderneta de vacinação dos filhos. “As vacinas estimulam o sistema imunológico da criança, a produzir anticorpos que as protegem dos agentes causadores de doenças mais graves. Além disso, são instrumentos de saúde pública para erradicação de doenças e proteção contra epidemias”, ressalta.
“O PNI faz uma análise com critérios pré-estabelecidos, sobre a doença em questão, e seu impacto sobre a saúde pública, levando em consideração a eficácia das vacinas e os benefícios que estas produzem à saúde, reduzindo os custos relacionados às doenças”, finaliza Helen Brandão.
O Calendário de Vacinação 2014 pode ser acessado através do link:
ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP
Blog do Banana
