A chegada de Supernavio de mais de 360 metros inaugura rota direta entre Bahia e Ásia

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A capital baiana recebeu, nesta quarta-feira (24), o navio MSC Orion, com 366 metros de comprimento e 16 metros de profundidade.

A embarcação, com capacidade para transportar 15 mil contêineres, é a primeira do tipo a navegar nas águas da Baía de Todos-os-Santos. A chegada deste navio marca a inauguração da rota logística direta entre a Bahia e Ásia

A secretária de desenvolvimento econômico, emprego e renda (SEMDEC), Mila Paes, acredita que salvador entra, a partir dessa conexão, na rota de grandes exportações, inclusive com o oeste do estado e com outras regiões produtivas não só da Bahia, mas de outros estados.

A rota com a Ásia será regular e terá saídas semanais, fortalecendo a relação não apenas com a china, mas também com os mercados de todo o extremo oriente.

Washington Pimentel, Ceo do instituto WP, que representou produtores da região oeste no evento, destacou que a eficiência logística com a rota Bahia-China vai beneficiar, diretamente, a cultura do algodão do oeste do estado. Ele diz que a Bahia terá capacidade de exportar sua produção de algodão, colhendo os frutos do trabalho árduo dos produtores do oeste baiano.

Com essa linha regular será possível exportar, além da fibra, grãos, frutas e tantos outros itens produzidos em todo o nordeste. Guilherme moura, diretor da Faeb destaca que a china representa 50% das exportações do agro e essa nova rota trará mais competitividade ao agro baiano, reduzindo tempo de viagem e, consequentemente, custo do produtor com logística.

Nas importações, os segmentos de energia renovável, químicos e petroquímicos, automotivo, fertilizantes, eletroeletrônicos também serão mais competitivos.

Com informações do G1

Related Posts