*Por Ney Vital-Jornalista e Radialista
Participei de um debate sobre o futuro do Rádio. Resumo: O Rádio continua sendo o maior veiculo de comunicação, o mais próximo do povo, formador de opinião. Nos últimos anos, com o advento de novas tecnologias, previsões foram anunciadas sobre o futuro do rádio. A internet chegou para acabar com o rádio? Minha aposta é não. Em casa possuo quatro rádios. Sintonizo em AM, FM e ondas curtas. Todavia existe um alerta com a chegada das novas tecnologias.
“O fato é que a possibilidade de ouvir rádio pelo telefone celular está mudando comportamentos, não só entre os ouvintes, como também na maneira como as emissoras fazem sua programação. Como o smartphone possibilita que o usuário tenha uma infinidade de músicas de seu agrado no aparelho, quem sofre com a queda de audiência são as emissoras musicais”, revela o jornalista Celio Romais, articulista do Observatório da Imprensa.
As emissoras que ainda dependem da audiência de ouvintes tradicionais estão mudando seus rumos. Algumas sedimentaram a programação, falando de apenas um tema, como por exemplo, futebol e cultura. Outras procuraram enfocar na prestação de serviço para quem está no automóvel engarrafado. Quem não usou a criatividade e utiliza sua concessão apenas para buscar o lucro fácil, acaba arrendando espaços para segmentos religiosos e políticos.
“Hoje são os smartphones. Amanhã, novos equipamentos poderão compor as emissões de rádio, sempre avançando. Enquanto isso, quase nada evoluiu em relação ao chamado “rádio digital”. Alguns testes foram feitos no país usando os modelos da Europa e Estados Unidos. O fato é que, novas gerações de ouvintes vão surgindo e sendo apresentados às novas tecnologias. Neste ritmo, em pouco tempo, um simples aparelho receptor de rádio será um ilustre desconhecido, igual aos velhos aparelhos movidos a válvulas que poucos ouvintes conhecem nos dias atuais”, prevê Celio Romais.
Blog do Banana
1 comentário
É ISTO O RÁDIO É O MAIOR MEIO DE COMUNICAÇÃO DO MUNDO. FANTASTICO ESTE MUNDO RADIOFONICO NAO MORRERA JAMAIS.