A fórmula de garantir renda não é desmatando a caatinga

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A nossa caatinga vem sofrendo com as fortes agressões provocadas pelos agricultores de Santa Filomena, Santa Cruz, Ouricuri, Dormentes e Petrolina. O blog esteve visitando o interior desses municípios no último final de semana e o que se observou é um verdadeiro desmatamento desordenado para dar lugar a fundo de pastos e fabricação de carvão.

 Os pequenos criadores já tem uma série de benefícios sociais para se manter em seu local de origem como por exemplo: O Seguro Safra, Bolsa Família, Chapéu de Palha, PRONAF 1,2 e 3, e bolsa estiagem, além de água a custo zero, energia elétrica a preço popular e crédito subsidiado (fundo perdido).

 Uma das principais causas do desmatamento na Caatinga é a extração de mata nativa para a produção de lenha e carvão vegetal destinado às fábricas gesseiras de cerâmica da região. Além da extração de mata nativa, há o plantio de capim e outras forrageiras e criação de bois caprinos e ovinos.

Quando se elimina uma árvore da caatinga, você deixa de alimentar a atmosfera. É como se fosse uma torneira ligada, o que faz provocar as chuvas.

Related Posts

1 comentário

ex agricultor 14 de janeiro de 2013 - 21:12

vai morar na roça pra sentir na pele e sobreviver com chapeu de palha,seguro safra, bolsa estiagem, pra vê que vida vai ter.

Responder

Deixe um comentário