As vogais vão se juntar, atenção, atenção, elas querem conversar!
O (A) cansado falou sem parar: “Sem as vogais, ninguém pode falar!” O (E) apoiou, o (I) se assustou, o (O) fez carinho, o (U) concordou. Sem vogal não tem canção, não tem história, nem lição! Vamos cantar, vamos brincar, vogais e consoantes têm que se ajudar! O “L” correu pra contar pro “P”, o “R” pensou: “O que vamos fazer?” No fim da greve todo mundo sorriu, vogais e consoantes num abraço se uniu. Sem vogal não tem canção, não tem história, nem lição! Agora sim, tudo voltou, o alfabeto inteiro comemorou!
1. Apresentação
O projeto A Greve das Vogais nasce da obra literária homônima, escrita por Edi Santana Barbosa e publicada pela Giostri Editora. A narrativa lúdica apresenta as vogais em um movimento de greve, permitindo que as crianças compreendam, de forma divertida, a importância dessas letras na formação das palavras e na comunicação. A proposta
pedagógica amplia o alcance do livro ao oferecer atividades práticas, musicais e artísticas que dialogam com a BNCC.
2. Justificativa
O processo de alfabetização nas séries iniciais exige estratégias criativas para despertar o interesse das crianças pela leitura e pela escrita. Ao unir literatura, música e ludicidade, este projeto oferece um recurso diferenciado que contribui para o desenvolvimento da consciência fonológica, da imaginação e da oralidade, reforçando o papel das vogais no sistema da língua portuguesa.
3. Objetivos
Geral: Valorizar a leitura e a escrita a partir da história lúdica das vogais, despertando o interesse das crianças pela alfabetização.
Específicos:
– Explorar a importância das vogais no sistema da língua.
– Promover atividades de leitura, escrita e oralidade de forma criativa.
– Incentivar a interdisciplinaridade (Português, Música, Artes).
– Estimular a imaginação e o trabalho coletivo.1. Apresentação
O projeto A Greve das Vogais nasce da obra literária homônima, escrita por Edi Santana Barbosa e publicada pela Giostri Editora. A narrativa lúdica apresenta as vogais em um movimento de greve, permitindo que as crianças compreendam, de forma divertida, a importância dessas letras na formação das palavras e na comunicação. A proposta pedagógica amplia o alcance do livro ao oferecer atividades práticas, musicais e artísticas
que dialogam com a BNCC.
2. Justificativa
O processo de alfabetização nas séries iniciais exige estratégias criativas para despertar o interesse das crianças pela leitura e pela escrita. Ao unir literatura, música e ludicidade, este projeto oferece um recurso diferenciado que contribui para o desenvolvimento da consciência fonológica, da imaginação e da oralidade, reforçando o papel das vogais no sistema da língua portuguesa.
3. Objetivos
Geral: Valorizar a leitura e a escrita a partir da história lúdica das vogais, despertando o interesse das crianças pela alfabetização.
Específicos:
– Explorar a importância das vogais no sistema da língua.
– Promover atividades de leitura, escrita e oralidade de forma criativa.
– Incentivar a interdisciplinaridade (Português, Música, Artes).
– Estimular a imaginação e o trabalho coletivo.A avaliação ocorrerá de forma processual e participativa, considerando o envolvimento dos alunos nas atividades, a produção coletiva e a evolução na compreensão do papel
das vogais.
7. Possibilidades de Expansão
– Oficinas em escolas.
– Projetos interdisciplinares (Português + Música + Arte).
– Eventos culturais e semanas pedagógicas.
– Feiras literárias e apresentações musicais.
8. Sobre o Autor
Edi Santana Barbosa é poeta, escritor, compositor e professor de Matemática, natural de Juazeiro-BA. Mestrando em Educação pela Universidad de la Empresa, no Uruguai, une sua vivência de sala de aula à criação literária. Autor do livro de poemas Amores e Escombros (2025), já publicado na Amazon, e de diversas canções autorais. Seu trabalho
busca unir ensino e arte como instrumentos de transformação, sensibilidade e expressão.
