A agricultura irrigada do Vale do São Francisco, acompanhada do setor vínico, sofre um acentuado processo de esvaziamento, provocado por adoções de políticas inadequadas nos últimos anos. Exceto algumas fazendas de sucesso, o setor produtivo vem esvaziando-se com vinícolas sendo fechadas.Sensível a importância econômica e social da atividade, o Governo Municipal provocou nesta segunda feira, (25), grande parte dos envolvidos no segmento vínico e enoturístico. Os agentes setoriais reuniram-se na Prefeitura de Lagoa Grande para identificar as demandas e encontrar as alternativas de soluções para o setor.
A Prefeitura foi representada pelo Prefeito Dhonikson Amorim, o Vice Prefeito Roque Cagliari, o Secretario de Governo Robson Amorim, e pelo Coordenador do evento e Secretario de Agricultura José Figueiredo. Também fizeram parte os produtores de vinhos pernambucanos (Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista), IF Sertão, Embrapa, Univasf e gestores de turismo.
O ponto alto do encontro foi a busca de envolvimento na trade da agricultura familiar, dos assentamentos e a criação do Plano Estratégico Regional. O plano tratará da Certificação da Qualidade, a nível nacional e internacional, dos vinhos do Vale do São Francisco, da agregação de novos produtos turísticos e da estruturação rodoviária.
Para o Prefeito Dhoni Amorim “este evento é importante para abertura de novas parcerias” e foi alem, “ é preciso se descobrir mais alternativas para melhorar a qualidade de vida do povo da região e de Lagoa Grande”
A reunião findou-se com o agendamento de um relevante e pioneiro work shopping, em Lagoa Grande, com os Secretários de Estado da Agricultura, do Turismo e da Infraestrura para um planejamento de desenvolvimento do setor a curto, médio e longo prazo.
ASCOM/PMLG
Blog do Banana
