A volta da Hidrovia do Rio São Francisco

Por Ricardo Banana
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A recuperação da hidrovia do rio São Francisco, em todos os seus 1.371km navegáveis, compõe os sonhos de qualquer produtor do oeste baiano.

Sem títuloPela primeira vez, os produtores de grãos do oeste baiano irão usar como teste a Hidrovia Rio São Francisco para escoar a produção de grãos. Uma carga de 2.400 toneladas da produção será transportada, começou a ser transportada a partir desta ultima sexta-feira (09/05), de Ibotirama, no centro-oeste do Estado da Bahia, até Petrolina, em Pernambuco, num percurso de 610 Km. Esta ação é um fomento, que vem sendo articulado por um grupo formado pela Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia (Seinp),Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Icofort.

De acordo com o grupo, a mobilização tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades federais para a necessidade da revitalização da hidrovia do São Francisco, mostrando que é possível utilizá-la para alavancar com baixo custo o desenvolvimento econômico de diversos municípios. “O transporte hidroviário atualmente está subutilizado no Brasil e já estamos mudando isso com a mobilização”, ressalta o Secretário Carlos Costa. A carga de grãos, que será transportada essa semana, segundo o presidente da Aiba, Júlio Busato, equivale a 100 carretas.

Inicialmente o potencial de transporte de carga do modal hidroviário se dará até Juazeiro/Petrolina, atingindo em breve 4 milhões toneladas ano. “Isso quer dizer que vamos retirar das tão sofridas rodovias brasileiras 150 mil carretas ano, com economia de 20% para o consumidor final”, sinaliza Costa.

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1 comentário

ailton rodrigues de souza 11 de maio de 2014 - 14:23

COMO CONTRA-MESTRE E EX FUNCIONÁRIO DA EXTINTA FRANAVE, ACHO ÓTIMA ESSA INICIATIVA POREM SERIA DE GRANDE VALIA A CONSTRUÇÃO DO PORTO DE JUAZEIRO, EMBORA ENQUANTO O ESTADO BAIANO FOR GOVERNADO POR ESSE PATETA NADA MUDARA.

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