Estão abertas as inscrições para a oficina “Escrita Criativa para Roteiro de Ficção”, em Petrolina (PE). A iniciativa é uma contrapartida social do projeto “A Alimentadeira de Almas”, coordenado pela Abajur Soluções, que propõe o desenvolvimento de roteiro de ficção para um curta-metragem. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e se inscrever através do formulário eletrônico: https://forms.gle/UMBzxuvNjnkCKxuQ8. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
De acordo com a produtora executiva do projeto, Camila Rodrigues, entre os objetivos da ação estão a formação da comunidade e a inclusão social. “Essa é uma iniciativa que busca não só capacitar a comunidade local, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento econômico, mas também fortalecer a indústria audiovisual da região, criando oportunidades de emprego e estimulando a criatividade e a cultura locais. Além disso, o projeto também prevê a promoção da inclusão social da acessibilidade, com a reserva de vagas para pessoas com deficiência e interpretação em Libras”, pontua Camila.
A oficina será realizada nos dias 4, 11 e 18 de agosto, das 9h às 12h, Cineteatro Massangano – Praça CEU das Águas (bairro Rio Corrente). As aulas serão ministradas pelo pesquisador e roteirista Fernando Pereira. “Os participantes não precisam ter experiência para se inscrever na oficina. Durante as aulas eles irão aprender os primeiros passos para começar a escrever o seu roteiro, como transformar suas ideias em histórias envolventes, a organização e formatação do seu roteiro, desenvolver personagens e técnicas para diálogos”, revela.
O projeto conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, através da Prefeitura de Petrolina, Edital nº 005/2023 (Produções Audiovisuais), e disponibilizará 30 vagas para a comunidade.
Fernando Pereira
Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Faculdade Estácio de Sá (Recife-PE), Fernando Pereira também é licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Com mais de 12 anos de experiência na área, ele é diretor audiovisual, diretor de fotografia e montador.
Fonte: Ascom