Hoje (24), o blog do banana esteve no tradicional baba de domingo da ABESPE – Associação Educacional dos Seniores de Petrolina, fundada em 1998 com o objetivo de incentivar o esporte.
Em conversa com o Davi Amorim, Diretor do Conselho Disciplinar e um dos fundadores da entidade, o mesmo falou das dificuldades que a diretoria enfrenta para manter a estrutura da ABESP, já que a mesma foi criada com o objetivo de agrupar os ex-jogadores do futebol de Petrolina para que os mesmos não ficassem no fundo o poço, mas hoje a entidade também dispõe de uma escolinha de futebol para não deixar os jovens entrarem no mundo das drogas e recuperar os jovens em caso de risco. A escolinha já gerou vários frutos. Davi falou que a associação só é sustentada pela arrecadação dos sócios, hoje, em número de 60, mas apenas 40 estão ativos. Quando tem que se fazer um grande investimento como é o caso da sede da associação tem quer recorrer aos amigos.
O diretor aproveitou para fazer um apelo às autoridades políticas para transformarem o local em uma vila olímpica implantando vários programas esportivos e educacionais, através do Ministério do Esporte. “Se os nossos governantes fizessem essa ação, não estariam só beneficiando os veteranos de 50 a 72 anos, mas também, os jovens de Petrolina, já que nossa associação está com todas as obrigações em dias”.
Cláudio Marques, segundo tesoureiro da entidade, falou do evento que irá acontecer em Salvador no mês de Outubro, em que a proposta está sendo avaliada com os sócios, já que todas as viagens que o time de seniores faz para jogar fora da cidade são bancadas pelo grupo, entre a equipe convidada e o time da casa sem nenhum incentivo público. Marques falou que a intenção da diretoria é facilitar o pagamento para os sócios de forma parcelada para que todos tenham condições de pagar sem comprometer o orçamento familiar.
Seu Dió é o veterano mais velho da turma, mas não esconde a sua satisfação em poder praticar esporte, mesmo com seus 72 anos de idade. Para o atleta veterano, o primeiro plano é cuidar da saúde. Seu Dió falou das dificuldades financeiras que a entidade enfrenta, já que os jogadores são de uma classe de renda baixa e tem meses que deixam de arrecadar por falta de capital, então a receita não chega a atender as necessidades da ABESP. Perguntamos ao Seu Dió como são feitas as viagens e quem pagam as despesas: “Para fazer as viagens, contávamos com as ajudas dos associados, em que eles pagavam parcelado no carnê um valor fixo todos os meses para não ficar tão pesado.”
Seu Dió ainda deixou um recado: “A vida é muito boa e você sabendo conservá-la vive até o dia em que Deus quiser. E é isso que eu venho fazendo. O que eu digo pra juventude, é que tem que praticar esporte e não usar drogas por que não leva a nada. Quanto mais a pessoa praticar esporte, melhor”.
Blog do Banana
1 comentário
O esporte é uma grande atividade principalmente ter vida longa com seu Dió