A campanha Abril Azul foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, trazendo visibilidade, e tornando a sociedade mais consciente e inclusiva. Em Petrolina, as mais de 220 unidades de ensino da rede municipal estão equipadas para acolher e promover um trabalho humanizado com os mais de 1.700 alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nas salas de aula, por exemplo, quando necessário, esses estudantes são acompanhados pelo assistente educacional, que é o profissional de apoio escolar, responsável pelo auxílio ao estudante no que diz respeito à higiene, alimentação, locomoção e a socialização. Eles estão sempre buscando alternativas que potencializem o desenvolvimento na aprendizagem dos discentes e garantam a autonomia indispensável dentro de suas diferentes necessidades.
Os estudantes autistas também contam com os professores do Atendimento Educacional Especializado, que são os profissionais que auxiliam no desenvolvimento de habilidades durante os atendimentos dos discentes no contraturno ao ensino regular. Além disso, a rede municipal oferta salas de recursos multifuncionais, onde são desenvolvidas várias estratégias pedagógicas. Esses espaços seguem as determinações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) e as aulas realizadas duram, em média, entre 50 minutos e 1 hora.
Periodicamente, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação Cultura e Esportes, realiza aquisições de materiais pedagógicos para as salas de recursos, que são, em sua maioria, lúdicos e auxiliam os docentes no trabalho com os estudantes. São mesas interativas, quadro magnético, circuitos psicomotores, sacolas criativas, esquema corporal, rotinas para autistas, kits de desenhos adaptados, tangran, tapete sensorial, entre outros. Nas unidades que não possuem os equipamentos, os estudantes são remanejados para o Centro de Educação Inclusiva de Petrolina (CEIP).
Para que haja o processo de inclusão dos estudantes autistas, também é levado em consideração o respeito absoluto as características do estudante. A inclusão também é feita a partir da matrícula, que é prioritária na rede municipal de ensino. Outra ação importante é a oferta das adaptações razoáveis, ou seja, as provas e as atividades são adaptadas, tendo em vista as necessidades específicas de cada estudante autista. A educação inclusiva de qualidade tem sido uma das prioridades da atual gestão, que vem centralizando esforços, fazendo investimentos e capacitando os profissionais de educação para os estudantes tenham um progresso significativo no processo de aprendizado e desenvolvimento, levando em conta suas limitações, mas, sobretudo, valorizando suas potencialidades.