Como uma tendência nacional, as academias ao ar livre estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Oferecendo equipamentos que podem ser utilizados gratuitamente em ambiente públicos como praças, Petrolina também ganha destaque nesse cenário. Os bairros IPSEP e Maria Auxiliadora disporão desses equipamentos.
Em construção na rua André Vidal de Negreiros, a praça que vem garantindo o lazer das famílias do bairro Maria Auxiliadora já está com equipamentos em fase de instalação. Os equipamentos das Academias ao Ar Livre não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. “A população está vendo um sonho antigo tomar contornos e se transformar em realidade através dessa praça que tanto foi almejada por todos nós. Agora, é preciso zelar por esse equipamento que será usufruído por todos nós”, afirmou a dona de casa Gracilda Souza Silva, moradora do bairro há 37 anos.
A meta da ação é proporcionar resistência muscular, gerando benefício personalizado para usuários de todas as idades, pesos e sexos. As academias são indicadas para maiores de 12 anos e, principalmente, para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente a força dos músculos com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia de ginástica ao ar Livre.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha, o trabalho faz parte das ações de lazer previstas para as comunidades. “Estamos trabalhando para contribuir com a vida e melhoria da sua qualidade para as pessoas. As praças públicas funcionam como espaços de lazer que devem e estão sendo valorizados para dispor de mais uma alternativa para as famílias, ao mesmo tempo em que agrega saúde com equipamentos gratuitos que devem ser cuidados por todos”, afirmou.
ASCOM – PMP
Blog do Banana