O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), fez a primeira recomendação com o objetivo de prevenir tragédias. As soluções foram apontadas com base na apuração do que provocou a queda do avião que matou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) no dia 13 de agosto deste ano, em Santos (SP). No entanto, ainda não foi informada a relação direta da recomendação com o acidente.
O Cenipa recomenda que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) “assegure” o treinamento correta para os pilotos operarem no Brasil a aeronave Cessna 560-XL, envolvida no acidente. Ao emitir licenças, a Anac deve verificar a realização de um correto treinamento de “familiarização” ou de “diferenças” com outros modelos de aeronaves Cessna e também em relação a outras aeronaves do mesmo fabricante.
A aeronave caiu durante um processo de arremetida após tentar pousar durante a chuva na base aérea de Santos. De acordo com a FAB, “apesar da medida [a recomendação enviada à Anac], somente ao final das investigações é que será possível apontar conclusões com a correlação de todos os fatores contribuintes para acidente”.
Por meio de nota, a Anac informou que “a recomendação do Cenipa foi encaminhada para a análise técnica devida e providências que se fizerem necessárias”. “A Anac assegura o fiel e correto cumprimento da IS 61-004 em vigor, zelando pela operação segura das aeronaves da série CE560-XL, fabricadas pela Cessna Aircraft Company, em território brasileiro”, diz o texto.
Fonte: Brasil 247
Blog do Banana