Ações culturais em Petrolina durante 2024 beneficiam zonas urbana e rural

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Durante o ano de 2024 Petrolina vivenciou uma série de ações culturais realizadas pela gestão municipal, em parceria com a Secretaria Executiva de Cultura. Tais iniciativas chegaram à zona urbana e rural e deixaram um impacto significativo na comunidade.

 Os eventos foram iniciados no mês de fevereiro, com o tradicional Concurso de Fantasias Carnavalescas e a 24ª edição do Baile Municipal. Em abril, os petrolinenses renovaram a sua fé assistindo ao espetáculo da Via Crucis. No mês de junho, as ações foram intensificadas com uma série de eventos que celebram as tradições populares do período junino – começando pelo Concurso de Quadrilhas Juninas, que esse ano teve sua primeira edição mirim, que reunindo crianças das escolas municipais com belíssimas apresentações.

Ainda no mês de junho, a população acompanhou o Concurso de Sanfoneiros e o Festival de Violeiros. Ao longo do ano, as comunidades da zona urbana e rural receberam as apresentações dos Concertos Itinerantes, realizados pela Philarmonica e a Camerata 21 de Setembro. No mês de aniversário da cidade, setembro, foi realizado o tradicional desfile alegórico artístico, que teve como o tema a nossa rica Caatinga.

Em novembro aconteceu mais uma edição do Festival de Música Geraldo Azevedo, que reuniu artistas de vários lugares do Brasil e o show de encerramento foi com a apresentação da cantora, Zizi Possi.

 Editais Aldir Blanc

Já entre as ações de incentivo à cultura, a Secretaria Executiva divulgou os editais da Política Nacional Aldir Blanc e a posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Outro grande passo para a preservação da memória da cidade e da região foi o início da reforma do Museu do Sertão. Com tantos resultados positivos, a expectativa é de que em 2025 todas as ações sejam intensificadas, com uma programação mais vibrante e que envolva a comunidade em novas experiências.

Related Posts