Já são 130 municípios pernambucanos em estado de emergência por conta da seca. Os dados são do balanço realizado, na última sexta-feira, pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). O município de Petrolina, que recebe os efeitos da prolongada estiagem, sobretudo em sua área de sequeiro, tem buscado auxiliar as comunidades que enfrentam de maneira direta essa realidade.
Conserto, recuperação e manutenção de quase 700 poços tubulares; instalação de conjuntos de eletrobomba para aumentar a oferta de água; perfuração de 108 poços; patrolamento de mais de 5.100 km de estradas vicinais; limpeza e aprofundamento dos bojos de 18 açudes, oito lagoas comunitárias e 40 pequenos barreiros; instalação de cinco hortigranjeiras comunitárias proporcionando alimento saudável, nas Comunidades de Agrovila Massangano, Terra Nova, Boa Vista, Assentamento Nossa Senhora de Fátima e Barreiro, são algumas das ações do município que objetivam auxiliar na qualidade de vida do homem do interior. Ao longo do último ano, sobretudo, estas ações foram implementadas.
A área de sequeiro é um dos principais alvos da secretaria de Desenvolvimento Rural em 2013. “A perfuração de poços profundos tem sido a solução para estas áreas. Nas áreas onde têm córregos, riachos e/ou lagoas, outra solução que tem sido empregada para o combate à seca é a construção de poços amazonas, conhecidos com cacimbões”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, Otávio Carvalho.
O secretário também ressalta as ações municipais para o período de chuvas, mesmo que estas não tenham ocorrido ainda. “Nos períodos de chuvas, mais precisamente quando passado o período chuvoso, a secretaria tem como objetivo principal recuperar as estradas vicinais que foram danificadas, particularmente para dar fluidez ao transporte escolar”, frisa Carvalho. Para tanto o município já conta com uma motoniveladora (Patrol) e está adquirindo mais uma outra para poder atender as demandas, além da aquisição de duas retroescavadeiras para auxiliar na limpeza dos bojos de barreiros e aguadas (reservatório de água).
A Prefeitura de Petrolina está solicitando parceria junto a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Governo do Estado para que haja a manutenção e recuperação de toda a infraestrutura hídrica, principalmente dos poços profundos e amazonas, já que após o período chuvoso são esses poços que permanecerão com água por mais tempo que os barreiros e aguadas. Outra meta para 2013 é a implementação de barragens subterrâneas na zona rural. “Queremos realizar a construção de barragens subterrâneas, uma solução mais eficaz, que retém por mais tempo a água na camada do solo. Com essa retenção, constroem-se poços amazonas, que bombeia água para os reservatórios”, enfatiza.
Blog do Banana
1 comentário
POR VÁRIAD VEZES CONSECUTIVAS, TENHO INSISTIDO E PERSISTIDO QUE NÃO SE COMBATE A SECA. É PRECISO QUE HAJAM INVESTIMENTOS DE TODAS AS ESFERAS GOVERNAMENTAIS, PARA QUE SE CRIEM ALTERNATIVAS DE CONVINÊNCIA COM A SECA. NÃO SE PODE COMBATER, JA QUE É UM FENÔMENO NATURAL. É PRECISO QUE NOSSOS GOVERNANTES EXECUTEM PROJETOS ESTRUTURADORES, E NÃO FIQUEM APENAS COM PALIATIVOS. O QUE ESTAMOS OBSERVADO É REAÇÃO DA NATUREZA CONTRA A AÇÃO DO HOMEM SOBRE ELA. AÇÃO DESASTRADORA E AS CONSEQUÊNCIAS SÃO BEM VISÍVEIS. GRANDE ABRAÇO AOS LEITORES.