A Prefeitura Municipal de Curaçá e a Mineração Caraíba realizaram a 3ª Semana do Meio Ambiente de Curaçá, de 3 a 9 de junho com uma série de atividades. No dia 5, mais de mil mudas de plantas nativas foram colocadas em praças, escolas e na Orla Fluvial, e distribuídas à população.
A primeira parte do Município contemplada com as mudas foi a Praça Monsenhor José Gilberto Luna. Na ocasião, foram convidados estudantes da Escola Municipal Ivo Braga. Os alunos, com faixa etária entre 10 e 14 anos, mostraram que cuidar do meio ambiente é uma tarefa muito importante. “Nós precisamos devolver tudo o que retiramos da natureza, senão ela vai morrer. Se a gente tirar uma planta, a gente precisa plantar outra”, ressaltou Jefté Soares, aluno do 8° ano.
De acordo com a Chefe do Departamento do Meio Ambiente de Curaçá, Ivanilde Gomes, a Semana do Meio Ambiente foi realizada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o cuidado com o meio ambiente. É preciso cuidar do meio ambiente. Espero que as pessoas se conscientizem, pois a extensão da destruição ambiental está cada vez maior”, enfatizou.
Além de distribuição de mudas, a Semana do Meio Ambiente contou com palestras, shows, apresentações culturais e ações educativas. Na noite de sexta-feira (8) aconteceram palestradas, no Teatro Raul Coelho. Ministradas por Ivanilde Gomes, Chefe de Meio Ambiente do Município e Vitor Leonam Aguiar, que faz parte do Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Irrigada), as palestras focaram os cuidados que devem ser tomados para a preservação ambiental. “A educação ambiental começa na casa da gente”, ressaltou Ivanilde Gomes. Dezenas de alunos da escola José Amâncio Filho estiveram presentes no evento.
Na noite de sábado (9) as bandas de Rock Bichos Escrotos e Semivelhos se apresentaram, na Orla do Município. A manhã de domingo (10) começou com uma bela iniciativa, na Ilha da Coroa. Um grupo de estudantes da Assec (Associação dos Estudantes de Curaçá) uniu forças e realizou a limpeza da Ilha. Vários sacos de lixo foram recolhidos. Para a estudante do curso de Serviço Social, Simara Soares, foi um prazer contribuir com a limpeza do local. “É um prazer participar dessa iniciativa tão importante. Espero que sirva de exemplo para as próximas gerações”, afirmou.
De acordo com o Presidente da Assec, Luciano Lugori, não é a primeira vez que os alunos se unem para limpar a Ilha. “Esse é o terceiro ano que participamos da ação. Nem temos palavras para descrever o quando a limpeza da ilha representa para nós e para o meio ambiente. Nosso desejo é que essa iniciativa não seja só praticada na Semana do Meio Ambiente, mas que seja adotada por toda a população do município”.
As atividades na Ilha da Coroa encerraram com torneios, nas modalidades Futebol de Areia e Vôlei.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá
Blog do Banana