Reunião

Acontece Reunião do Programa Cabra de Leite em Curaçá

imageA Prefeitura Municipal de Curaçá através da Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou, nessa terça (6), uma reunião do Programa Municipal Cabra de Leite com intuito de informar e mostrar para os produtores locais como fazer que uma simples criação de caprinos se torne um negócio lucrativo. O Evento começou com a formação da mesa onde estavam presentes os palestrantes representantes de entidades governamentais estaduais e federais como Codevasf, João Tosta, Ministério da Agricultura, Luiz Rogério e EBDA, José Hugo, o Secretario de Desenvolvimento Rural; Luiz Barros, o Vereador Januario Brandão, presidente de agricultura do Legislativo, Deroaldo Carvalho, representando o Vice-Prefeito; o Presidente da Associação de Vaqueiros, Estéfano Mota; a Presidente da União das Associações, Josefa Nelia e organizadores do evento. O público-alvo da reunião foram alunos do curso da Escola Técnica José Amâncio e produtores de leite de cabra da Região.

O pesquisador e escritor de diversos livros da área de caprinocultura, o Professor Sílvio Dória chamou defendeu, na sua palestra, a possibilidade e viabilidade dessa produção em Curaçá. “Já tem base, já tem produtores de leite, tem uma área de 120 km de margem de rio; então o Município tem um grande potencial de irrigação. Significa que tem potencial de fazer comida. Mas, o mais importante é a vontade das pessoas, dos produtores e de quem pode fazer acontecer”, comentou Dória. Conforme dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – SMDR, no Município há 30 produtores de cabra de leite que já demonstraram seus objetivos de organizar e padronizar essa produção para que possa ser criado o leite institucional, cuja meta principal é negociá-lo com a Prefeitura para que seja destinado à merenda escolar. O Prefeito, que esteve presente no Evento pôs a Prefeitura ao dispor dos agropecuaristas: “Daremos apoio que for possível”, garantiu Carlinhos Brandão.

“Essa reunião foi o primeiro passo no atendimento as aspirações do produtor rural de Curaçá. A gente precisa se organizar para que o poder público chegue com os projetos e com recursos capazes de executar com sustentabilidade a produção, para que ao final o produtor tenha sua renda”, falou o Secretario de Desenvolvimento Rural, Luiz Barros.

Ao final da reunião houve um momento onde os produtores tiraram suas dúvidas com os palestrantes e também foi marcada uma segunda reunião com data prevista para o dia 21 de agosto desse ano, para que seja formada a Associação de Cabra de Leite do Município. “Essa reunião foi satisfatória, pois conseguimos atrair varias categorias de produtores como horticultores, agricultores, apicultores e piscicultores. Foi um ganho muito grande para população de Curaçá e principalmente para os produtores”, completou o Técnico e organizador do evento, Marcos Vinícius.

Com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress