Pescadores da região de Açude Saco, interior de Lagoa Grande, estiveram nesta terça, dia 11, recebendo as suas carteiras de associados. O movimento aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade. A entidade foi criada há dois anos e teve um incentivo pessoal do vereador Joaquim da Rocinha (PT), que organizou a categoria para a formação da Colônia.
“Foi um grande avanço essa criação da Colônia de Pescadores de Açude Saco que antes sofriam quando eram associados á Colônia de Santa Maria da Boa Vista. Fui à luta com eles, iniciada em 2006 e não foi fácil, mas hoje estamos com a entidade organizada e os pescadores passaram a receber os benefícios”, conta o petista.
Benefícios como o Chapéu de Palha da Pesca e o Seguro Defeso, só começaram a chegar para a categoria quando formada a Colônia. Outras aquisições devem chegar para facilitar a vida dos pescadores de Açude Saco e de Lagoa Grande. A Colônia de Pescadores de Açude Saco conta com 160 associados.
“Uma patrulha mecanizada com retro escavadeira e um trator de esteira vem para o município através do Ministério da Pesca e isso foi só foi possível com a criação da Colônia. Então é gratificante essa conquista”, disse Joaquim que luta para que o Açude Saco volte a encher. Hoje ele está seco devido à estiagem.
“Estamos em negociação como Ministério da Integração Nacional para ver se a gente leva água do rio São Francisco para aquele importante açude. Estamos juntos, eu e a comunidade, em mais essa luta”, concluiu Joaquim da Rocinha.
Blog do Banana
2 comentários
solicito informações como conseguir a fundo perdido uma escavadeira, uma par mercanica
para construir tanques escarvados para os pescadores
Quero saber como adequerir maquinário para a colônia