O senador Aécio Neves (PSDB-MG) decidiu não participar dos protestos que pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff e foram marcados para este domingo, data do 47o. aniversário do Ato Institucional número 5, baixado pelos militares em 13 de dezembro de 1968. O AI-5 aboliu direitos civis, oficializou a censura e abriu espaço para um período de trevas na história brasileira.
Até agora, cerca de 350 pessoas participam dos protestos convocados pelo Movimento Brasil Livre e pelo Vem pra Rua, em Belo Horizonte.
Lideranças do PSDB, que decidiram apoiar explicitamente o golpe liderado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não escondem o fracasso.
O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), também ausente, culpou o calendário. “É uma época, a meu juízo pessoal, um pouco adversa a esse tipo de manifestação porque estamos praticamente em período nataliano”, afirmou.
Outro aecista, o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) exaltou outro tipo de manifestação, pelas redes sociais. “Hoje tem uma série de forma de se manifestar”, disse ele, se referindo à opção das críticas via redes sociais. “É claro que a manifestação de rua é mais impactante, mas não é a única forma de manifestação.”
No entanto, a hashtag que atingiu o primeiro lugar no Twitter neste domingo foi #NaoVaiTerGolpe. (247)
Blog do Banana