Nesta sexta-feira (06), a CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto de Petrolina (PNZ), entregou a obra prevista no contrato de concessão assinado com o Governo Federal, que contou com um investimento de R$ 56 milhões. A obra, concluída três meses antes do prazo previsto, visa aumentar a segurança operacional e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros.
As intervenções contemplaram a reforma e ampliação do Terminal de Passageiros; execução de instalações elétricas no TPS; implantação de Estação de Tratamento de Esgoto; ampliação da profundidade do pátio de aeronaves; adequação da sinalização de pátio para 6 posições C; e implantação de PAPI (Sistema de Ajuda Visual à Navegação Aérea) na cabeceira 31; drenagem, iluminação e sinalização da PPD.
O CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo participou do evento de entrega e declarou que o Aeroporto de Petrolina tem um papel importante na aviação regional brasileira e no desenvolvimento econômico e social do sertão nordestino. “A partir de agora, a população e o setor produtivo da região passam a contar com um aeroporto maior, mais moderno e eficiente. Para nós, é uma felicidade imensa participarmos deste momento importante para o município, para o Estado e para o Nordeste”.
De acordo com a CCR Aeroportos durante a fase de construção, cerca de 340 empregos foram gerados, contribuindo significativamente para a economia local. A novidade apresentada a imprensa presente foi a nova sala de embarque, quase o dobro do tamanho do embarque antigo. A nova sala de embarque possui uma área de cerca de 1.185 m², com três portões de embarque, um novo canal de inspeção com capacidade para três equipamentos de raio-x em um amplo e moderno local para garantir uma estadia satisfatória ao passageiro. A quantidade de banheiros disponíveis para passageiros dobrou e foi viabilizado um vestiário exclusivo para profissionais da aviação.
Outro ponto de mudança é a ampliação do número de posições de aeronave, que passa de cinco para sete, a informação é do Gerente de Engenharia da CCR Aeroportos, responsável por esta obra, Rogério Guimarães. “Isso vai permitir mais operações de pouso e decolagem simultâneas no aeroporto, ampliando sua eficiência operacional”, explica. “Foi um ano de muito trabalho, mas estamos satisfeitos com o resultado. O Aeroporto de Petrolina está pronto para o futuro”, completa.
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho reforçou a importância do aeroporto. “Agradeço pela antecipação dessa entrega em mais de 90 dias, por preparar o aeroporto para o fim do ano, já que em setembro começa o turismo forte na região. Não tenho dúvida de que a região vai continuar crescendo”, declarou.
Crescimento na movimentação
O Aeroporto de Petrolina vem registrando um crescimento constante na movimentação de passageiros. No ano passado, recebeu quase 500 mil passageiros, representando um crescimento de mais de 21% em relação ao período antes da pandemia. Somente no primeiro semestre de 2024, o terminal do sertão pernambucano registrou mais de 262 mil embarques e desembarques, aumentando quase 10%, em comparação com o mesmo período de 2023.
Desde a chegada da CCR Aeroportos em março de 2022 até maio de 2024, mais de 1 milhão de passageiros passaram pelo aeroporto entre embarques e desembarques, evidenciando o potencial da região do vale do São Francisco e sua contribuição para a economia regional.
“Seguimos atuando fortemente para melhorar a experiência de todos que cruzarem os portões do Aeroporto de Petrolina. A partir de agora, o terminal está preparado para receber novos voos e também novos pontos comerciais. Esse ano, já inauguramos mais três novas lojas com a abertura da Casa do Bife, o Salshipão e Mandacaru. Tudo isso, para ampliar ainda mais a satisfação do nosso passageiro”, destaca Jamerson Vasconcelos, Gerente do Aeroporto de Petrolina.
A solenidade de entrega da reforma do Aeroporto de Petrolina pelo Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé França; pela Vice-governadora do Pernambuco, Priscila Krause; além do Secretário de Estado de Turismo, Paulo Neri; Deputado Federal Fernando Filho; Secretário Estadual de Turismo e Lazer, Antônio Coelho; Deputado Federal Lucas Lima; ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho e o ex-senador Fernando Bezerra Coelho.
Da Redação com informações da CCR Aeroportos