O comércio no mercado digital teve seu crescimento mais elevado durante a pandemia da Covid-19, essa foi uma forma de enfrentar e diminuir os impactos ocasionados nesse período. Muitos microempreendedores individuais tiveram que se adaptar às plataformas das redes sociais, e foi sobre isso que em recente reunião a diretora-presidente da Agência Municipal do Empreendedor (AGE Petrolina), tratou ao acompanhar as etapas de um novo projeto da Faculdade de Petrolina (Facape).
Intitulado “SeMEIando negócios nas redes sociais: o uso do Marketing Digital com mineração de dados textuais por microempreendedores individuais do Mercado Turístico de Petrolina – PE”, e de autoria dos professor mestre Leone Coelho Bagagi, com a assistência do professor especialista André Luiz Queiróz de Andrade, o projeto está participando de um edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e tem como parceiras a AGE Petrolina e a Associação dos Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelôs de Petrolina (AFEABACAP).
O projeto propõe, em suas próximas etapas, um treinamento com oficinas e elaboração de 10 projetos de marketing digital para os microempreendedores individuais do Mercado Turístico selecionados pelos professores. Para a diretora-presidente da AGE, Patrícia Souza, essa é uma iniciativa louvável da qual a Agência tem muito interesse em participar colaborando com capacitações e também prestando assessoria técnica mostrando os serviços disponíveis para os MEI’s do município.
“Tem sido gratificante o reconhecimento por outras instituições da AGE Petrolina como parceira e poder cooperar com projetos que impulsionam empreendedores a evoluir de forma a contribuir com o desenvolvimento em rede para o fortalecimento da economia local. Isso é sinal de que a agência tem se consolidado no município como uma das fortes instituições que apoiam o desenvolvimento da cidade através do empreendedorismo”, ressaltou Patrícia.