Cerca de 150 famílias de agricultores de 13 assentamentos do Projeto de Irrigação Pontal Sul, na Zona Rural de Petrolina, no Sertão pernambucano, se concentram desde às 10h desta quinta-feira (22) em frente à sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Eles reivindicam que seja criado um projeto de irrigação para a área dos assentamentos.
Segundo a representante do Assentamento Pontal Sul, Maria de Lourdes Caldas, as comunidades agrícolas não têm fornecimento de água por encanação. “Recebemos água de carro-pipa que chega de 30 em 30 dias”, disse Maria de Lourdes. Segundo ela, ao lado dos assentamentos passa o canal de irrigação do Projeto Pontal Sul, mas eles não têm acesso. “Antigamente a água derramava na barragem, mas há uns três anos, com a encanação do canal, não temos mais água”, contou.
A diretora de Politica Agrária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, Aldenira Maria Evangelista Pereira, afirmou que a entidade que representa a classe entregou um documento ao superintendente da Codevasf pedindo o estudo do projeto de irrigação. “Queremos garantir água aos agricultores para que eles possam plantar para sua sobrevivência. As torneiras vivem secas nos assentamentos”, explicou Aldenira Maria.
Segundo a representante sindical, o grupo concentrado em frente ao órgão sairá somente após ser recebido pelo órgão.
O G1 entrou em contato com assessoria de comunicação da Codevasf, mas ainda não obteve resposta. (G1 Petrolina)
Blog do Banana