Ainda repercute em Casa Nova a entrevista de Dani Guerreira

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemCasa Nova, como todos os municípios brasileiros, começa a agitar-se com a proximidade das eleições locais. Vamos eleger ano que vem prefeito e vereadores. Daniela Silva fala sobre seus projetos, sua vontade de alterar a forma de governar, sua identidade com a juventude e sua formação política e profissional.

Quem é DANI GUERREIRA?

“Costumo dizer que sou uma sonhadora capaz de realizar utopias, dizem que a utopia é algo inalcançável, mas, uma utopia pode se transformar em sonho e sonhos podem se tornar realidade”.

“Sempre tive o sonho de lutar por justiça! Contra o preconceito e a discriminação, contra o descaso com os mais necessitados… Então resolvi fazer faculdade de Direito. Esforcei-me bastante para alcançar esse objetivo perdi vestibular por duas vezes, mas, não desisti do sonho que começou a se concretizar quando passei no vestibular de Direito e aí pensei: agora vou iniciar a jornada para realizar meu sonho”.

“Ao terminar a faculdade imaginei que ali estava dando continuidade ao sonho… e dentro deste sonho existe o desejo de ter Casa Nova como o meu primeiro pilar de justiça!”

“Nunca me senti bem em saber que as pessoas estavam precisando, mas sempre me senti feliz quando elas precisaram e pude ajudar”.

“O meu sonho é que Casa Nova tenha uma administração justa, honesta, transparente em que as pessoas possam se sentir protegidas e bem cuidadas”.

“Acredito na premissa de que todo sonho pode se tornar realidade!”

Por que você quer ser prefeita de Casa Nova?

“Nasci e cresci com o desejo de lutar por justiça, vejo que Casa Nova ao longo dos anos, vem passando por dias difíceis, sem perspectivas e sem esperanças, então esse desejo posso dizer que é um sonho de criança, sim de criança, pois desde os meus 12 anos que faço parte da política junto com o meu pai, sempre participei ativamente do lado do povo ouvindo as necessidades, ouvindo os clamores de mudança na política de nossa terra e estar ao lado do povo é como se eu recarregasse as energias, pela energia que tem o nosso povo”.

“Essa pretensão não é só uma questão pessoal. Tenho o incentivo das regiões pela qual tenho grande aproximação como Pau a Pique, Bem Bom, Barra da Cruz, Barracas, Santana do Sobrado, entre outras localidades, que me conhecem e sabem do meu potencial e do amor que eu tenho por Casa Nova”.

Eles me perguntam: “Dani porque Casa Nova não consegue ir pra frente? Ano após ano e continuamos no mesmo lugar; estamos cansados tá na hora de entrar sangue novo e nós desejamos que esse sangue seja você”.

“O que sei é que dentro do coração de cada casanovense brilha a esperança, é nessa esperança que acredito e é por essa esperança que irei lutar. Tenho andado muito pela nossa região e percebo em todos os lados o sentimento de arrependimento, de revolta e de desamparo pela administração atual que infelizmente não vem correspondendo com os anseios da população”.

“Quero ser prefeita porque acredito no sonho de fazer o melhor pelo meu povo e também pelo cenário que hoje pede renovação na política de nossa terra, com juventude e novas ideias”.

“Aproveito esse momento para convocar a juventude de Casa Nova a participar do sistema político… A juventude tem muito a contribuir com a sociedade. Tenho muita esperança na juventude. Nós somos o futuro e precisamos lutar por nossa cidade que grita por desenvolvimento”.

“Entendo que pra ser um gestor de verdade é preciso amar o que faz; amar a sua cidade e amar as pessoas como se elas fossem a sua família, porque o maior patrimônio de uma cidade é o povo”.

“Na verdade, nunca consegui entender por que um município tão rico não consegue crescer… Por que as políticas públicas não funcionam com qualidade e dignidade para as pessoas? Tá na hora de mudar o rumo de nossa cidade. Costumo dizer que não sou situação e nem oposição. Quero vir para poder ser solução, pois é o que nossa cidade está precisando: Solução para os problemas diários que, infelizmente, só aumentam no nosso município. O povo é quem nos dá experiência. Não adianta estar dentro de um gabinete cheio de coisas engarrafadas para resolver e não sair para ouvir as necessidades do povo e isso eu faço desde criança. Nasci no meio do povo e serei sempre do povo!”

Um dos maiores problemas a enfrentar é o desemprego da juventude, o que você faria para gerar emprego e renda para essa gente?

“Essa pergunta é muito importante. Sabemos que a juventude é a alavanca do futuro é pra ela que todo gestor precisa olhar, o jovem é capaz de inovar, renovar e o mais importante: possui sonhos, é o que vejo na juventude da minha cidade. Então é preciso ter um planejamento eficaz que traga oportunidades para nossos jovens de Casa Nova, como por exemplo, receber investimentos do setor privado, além de fomentar parcerias com o poder público. Podemos usar a nossa matéria prima e trazer o setor industrial para Casa Nova, como também ajudar aos empresários agrícolas através de incentivos do governo, pois sabemos que hoje a agricultura é uma das maiores fontes de renda do município, sabemos também que hoje o maior número de empregos é gerado pelos cursos técnicos profissionalizantes”.

“Pra atrairmos investimentos para a cidade de Casa Nova, primeiro temos que ter mão de obra qualificada, precisamos qualificar os jovens dessa cidade, somos carentes ao acesso de ensino de qualidade, carentes de ensino superior, carentes de formação profissional, então é preciso trazer essa qualificação de modo que dê condições ao jovem a ser inserido no mercado de trabalho. Nossa cidade atual nasceu no dia 20 junho de 1879, irá completar 136 de emancipação política e está aí abandonada, está aí a juventude que passou e a juventude do presente e ainda enfrentamos essa realidade em que os jovens de nossa terra precisam se deslocar de sua cidade para buscar oportunidades lá fora e isso não pode continuar. Conheço muitos desses jovens que saem de nossa cidade para Juazeiro, Petrolina e outras regiões em busca dessas oportunidades. Por isso como prefeita irei lutar e buscar parcerias com as instituições de ensino que possam proporcionar ao jovem de Casa Nova sua qualificação para que possa atingir sua oportunidade no mercado de trabalho, a geração de emprego deve ser uma das prioridades para a juventude de nossa cidade. Um incentivo também muito importante para o jovem é ensiná-lo a ser empreendedor hoje o empreendedorismo está fazendo a diferença na vida de muitas pessoas que sonham em ter o seu próprio negócio. O meu compromisso como prefeita será de observar com carinho os jovens, que são o combustível do futuro”.

O que você como prefeita faria para melhorar a educação do município?

“Para mim a educação sempre foi um dos pontos mais importantes, senão o mais importante para uma sociedade. Grande parte do futuro está na educação, é através dela que conseguimos a verdadeira transformação, é a ferramenta capaz de lapidar pessoas, é a ferramenta que faz o faxineiro se tornar médico, o vendedor se tornar engenheiro, o engraxate se tornar professor; que pra mim é a profissão mais linda e merece total respeito e atenção. Então… Tem que tratar a educação como se faz a construção de uma casa: cuidando do alicerce, cuidando da base, que nesse caso são os professores buscando melhorias nas condições de trabalho, porque professor insatisfeito não trabalha motivado”.

“Pra se conseguir uma educação de qualidade é preciso começar pelo professor dando a condições de capacitação, carga horária suportável, valorização salarial justa. Como prefeita vou lutar pelos programas de incentivo a esses grandes profissionais, valorizar todo servidor que compõe a escola para contribuir em conjunto, trazendo qualidade e harmonia para o ambiente de trabalho. Como também dar ao aluno e ao professor um ambiente agradável, reformar e cuidar dos prédios escolares, climatizar e informatizar, para melhor atender os alunos de Casa Nova”.

“Importante também é lutar por mais construção de creches, pois a educação infantil é a base do aluno, até chegar ao ensino médio e seguir sua vida acadêmica. Vejo também a questão da merenda e dos transportes escolares que são precários… Precisa-se atenção a essas questões que hoje infelizmente os pais e alunos principalmente do interior vem passando tormento pela falta de merenda e transportes”.

“Um dos maiores investimentos que um gestor deve fazer é na educação, é impossível ter um município desenvolvido sem educação de qualidade, lógico trabalhando com pessoas honestas e comprometidas para reverter o péssimo nível de educação que hoje tem o município de Casa Nova”.

O que você faria para melhorar a saúde de Casa Nova?

“A saúde é uma questão que precisa de uma gestão dedicada, eficiente e com vontade de fazer o melhor pelas pessoas, sabemos que não é problema só do município de Casa Nova e sim do Brasil. É importante ter planejamento eficaz para melhor atender as pessoas, o que eu vejo é a questão da infraestrutura do hospital, é inadmissível, saber que somos um município grande e populoso e não temos um hospital de qualidade onde possa comportar um número razoável de pessoas, aumentar o número de leitos, proporcionar as gestantes o direito de dar à luz na sua cidade, melhorar na questão do atendimento, trazer especialistas para a população que muitas vezes precisam se deslocar para outras cidades porque em casa nova não tem, as pessoas precisam ser respeitadas e ter a sua vida valorizada”.

“Outro fator importante é a valorização do servidor da saúde, não adianta termos uma rede estruturada onde os profissionais não sentem ânimo para desenvolver sua atividade laboral, por falta de ferramenta, material e valorização salarial. Minha conversa com os trabalhadores vai ser próxima, não tenho de me esconder de quem colabora todo dia com a melhoria nas condições de saúde de nossa população, tenho que manter o diálogo aberto e resolutivo, porque saberei que o resultado será muito produtivo para todos”.

“Desse modo, o meu compromisso vai ser de oferecer qualidade e acessibilidade à saúde aos moradores de Casa Nova, sem discriminação e com transparência. Por isso, vou fazer uma mudança no sentido de inovar e trazer qualidade para melhorar o atendimento que é tão tardio e ineficiente deixando o descaso prevalecer no hospital e nos postos de saúde”.

Sobre a infraestrutura da cidade o que você faria para o seu melhoramento? E o SAAE?

“A infraestrutura é um assunto também muito importante como também a distribuição de água é preciso primeiramente fazer um estudo do que se dispõem os recursos da administração para poder fazer a distribuição das obras tudo bem planejado para se ter um bom resultado, para se conseguir esses resultados é importante buscar parcerias junto aos governos estadual e federal, a exemplo do PAC 2 que trabalha a infraestrutura das cidades, buscar emendas parlamentares e convênios, como também usar os recursos próprios do executivo, podendo assim realizar as obras de recapeamento, pavimentação e mobilidade urbana. Enfim, lutarei por tudo que a cidade e o interior precisam para melhorar a locomoção da população, além de deixar a cidade mais bonita”.

“Como o setor responsável pela a distribuição de água é o SAAE se sabe que ele é responsável pelo saneamento e abastecimento de água do município o ponto de partida é fazer um estudo para saber as condições que o SAAE possui, para então fazer uma gestão de qualidade e preocupada em fazer o diferencial na vida das pessoas, colocando profissionais competentes para gerir esse componente essencial para cidade e para a população”.

“Casa Nova precisa e merece uma gestão onde a população possa fazer parte de uma nova construção governamental possuindo o direito de voz e a oportunidade de reivindicar, ajudando a administração pública a cuidar da cidade, é preciso ter um governo participativo onde gestor e povo possam falar a mesma língua”.

Suas considerações finais

“Primeiramente gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade da vida, agradecer A Notícia do Vale pelo espaço dessa entrevista, que é de suma importância para que a população possa tomar conhecimento e avaliar mais uma opção para 2016, se assim Deus permitir”.

“Então, nós que amamos a nossa cidade precisamos nos unir em prol dessa mudança, é importante que exista lá na frente a unidade das bases políticas até porque o nosso povo espera por isso, espera por essa união, uma união que possa salvar Casa Nova do marasmo, da estagnação e do caminho escuro que todos os dias tentam acabar com a nossa esperança e o sonho de ver o nosso município ter a oportunidade de ser um polo de desenvolvimento. A minha garra, determinação, fé e sonho serão os grandes combustíveis para essa grande batalha. Gostaria de dizer que todo município forte tem um povo forte e que todos nós juntos podemos nos tornar ainda mais fortes!”

“A partir de agora estejamos todos unidos para salvar Casa Nova!”

“Um forte abraço a todos os casanovenses da DANI GUERREIRA!”

Fonte: A Noticia do Vale

Blog do Banana

Related Posts

3 comentários

adriana damasceno 6 de julho de 2015 - 13:21

Se for pra mudar a situação atual de casa nova pode contar com meu apoio.

Responder
José Antonio da Silva Filho 25 de junho de 2015 - 17:42

Essa Jovem tem um futuro promissor, ela tem um espírito renovador, sangue novo na política Sanfranciscana, avante Dani Guerreira, Casa Nova te espera de braços abertos!

Responder
Raimundo Amorim 24 de junho de 2015 - 16:09

Essa guerreira é filha de quem mesmo? Tem que rezar muito porque nossa Casa Nova é meia desmantelada.

Responder

Deixe um comentário