Alemanha: Uma nação reestruturada e que serve de exemplo de organização

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemCerta vez o embaixador britânico em Berlim, Sir Peter Torry afirmou que a atual Alemanha não tem nada a ver com a Alemanha anterior a 1945.

Nos últimos 15 dias, viajei por alguns países da Europa e, dentre eles, a Alemanha. Ao visitar as cidades de Colônia e de Berlin, fiquei impressionada e pude constatar que a afirmação do embaixador condiz com a minha impressão. É impressionante andar pelas ruas das cidades alemãs e perceber que esse país se reconstruiu de forma tão exemplar, mesmo após ter sido praticamente destruído há poucos anos. Impressão essa que se estende desde os serviços de transporte, de turismo ( em que as visitas dos museus e centros históricos foram gratuitas, diferentemente de outros países que visitei) até ao relacionamento interpessoal.

É fascinante o poder de reorganização dessa nação, pois, até mesmo ao se comparar com países que vem se estruturando há muitos séculos, minha impressão é de que a Alemanha está tão quão ou até mais bem estruturada do que outros países na Europa que não foram tão devastados “recentemente”.

Isso fica como reflexão para que os governantes possam amadurecer suas ações em prol de um país mais bem estruturado e para que o exemplo de organização possa ser seguido de alguma forma, sem deixar de levar em conta as diferenças socioculturais.

Por Rebeca de Novaes Menezes

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário