O deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE) comemorou nesta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa, a aprovação do projeto de lei n° 1167/2017, de sua autoria. Trata-se de um projeto que institui a Política Estadual de Abate Humanitário de Animais, obrigando indústrias do ramo a padronizar e modernizar os seus métodos, com o objetivo de minimizar o sofrimento dos animais e coibir o uso de procedimentos que causem dor e tortura.
O parlamentar ressaltou a importância da aprovação do projeto, e os benefícios trazidos por ele:
“É um projeto importante, que visa conceder um maior rigor à pratica do abate em Pernambuco, garantindo a dignidade e respeito necessário aos animais. É preciso urgentemente coibir o uso de meios cruéis e dolorosos utilizados no sacrifício destes”.
Segundo o projeto, deverão ser utilizados equipamentos e técnicas que amenizem ao máximo o sofrimento dos animais no momento do abate, como é o caso da técnica chamada de “insensibilização”, que induz a perda de consciência do animal antes do seu sacrifício, evitando assim qualquer tipo de dor ou desconforto.
Outro fator extremamente benéfico que consta no projeto de lei é o chamado “Sistema em S”, que foi desenvolvido por uma especialista americana e que busca evitar que o animal, no percurso que antecede a entrada ao matadouro, assista o abate de qualquer outro, diminuindo significativamente o estresse e apreensão experimentada por ele. São essas e outras medidas trazidas pelo projeto n° 1167/2017 que formam a Política Estadual de Abate Humanitário de Animais, garantindo umconjunto de diretrizes técnicas e científicas que assegurem o bem estar destes desde a recepção até a entrada no local do abate.
Ascom
Blog do Banana