A Alepe instalou, nesta segunda (25), a Frente Parlamentar de Combate à Fome. O objetivo é contribuir com ações que garantam comida no prato de toda a população, de acordo com a coordenadora, deputada Rosa Amorim (PT).
“É importante a gente dizer que a fome no nosso Estado e no nosso país tem classe, cor e gênero. Então, para nós, é um compromisso mais que urgente levarmos a Pernambuco a necessidade de desenvolver um programa emergencial de combate à fome”, afirmou.
As ações devem partir do relatório de conclusão dos trabalhos da Comissão Especial de Combate à Fome, instalada no último mês de março, que realizou um diagnóstico da situação e reuniu os atores comprometidos com a temática. No caso da Frente Parlamentar, o período de duração é maior, de até dois anos, prorrogáveis até o limite do mandato.
A reunião de instalação teve a presença de representantes de órgãos como Ministério Público, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Ministério do Desenvolvimento Agrário e movimentos sociais. Os convidados defenderam a necessidade de garantir alimentos saudáveis para os mais de 2 milhões de pernambucanos que não conseguem realizar regularmente as três refeições do dia, de acordo com estudos. Eles também pediram a estruturação de políticas de produção de alimentos e programas capazes de efetivar o acesso à comida.
Os deputados Luciano Duque (Solidariedade), João Paulo (PT), Doriel Barros (PT), e José Patriota (PSB) participaram da reunião. A frente é composta ainda pelos deputados Gilmar Júnior (PV), Dani Portela (PSOL), João Paulo Costa (PCdoB), Rodrigo Farias (PSB) e Sileno Guedes (PSB).
Com informações da Alepe